Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APARELHAMENTO

Detran investe em veículos e tecnologia para a fiscalização de trânsito

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/10/2017 00h00

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou, na manhã desta sexta-feira (20), a entrega de motocicletas, uniforme de motociclistas e rádios HT aos agentes de trânsito que compõem o efetivo do órgão. A cerimônia ocorreu no auditório João Marques, na sede da autarquia.

Foram adquiridas 40 motocicletas operacionais dos modelos XRE 300 cilindradas e NC 750 cilindradas, para dar agilidade e eficiência nas ações operacionais. Os uniformes dos motociclistas foram adquiridos por meio de ata da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e foram escolhidos pelos agentes de trânsito, que por meio de pesquisa elaboraram um termo de referência pontuando as especificações que o atual uniforme deveria conter.

Os agentes receberam dois tipos de uniformes, um nas cores amarela e preta, que serão usados em missões especiais como escolta de autoridades feita pelo Grupamento Tático Motociclístico (GTM) e outro na cor verde para utilização nas ações de fiscalização de rotina. Já os rádios HT, que são intercomunicadores portáteis que realizam comunicação de maneira rápida e segura através de ondas magnéticas, são de última geração, inclusive com localização em GPS.

Com o objetivo de equipar, apoiar e incentivar os servidores que atuam na fiscalização de trânsito, a atual gestão investe em aquisição de equipamentos e capacitação profissional, mesmo com a crise que toma conta da economia brasileira, por entender que este investimento é de suma importância para o desenvolvimento dos trabalhos da categoria, na busca de um trânsito mais seguro.

Somente em 2017, o Detran já investiu na compra de materiais de sinalização (cones, barreira fixa, supercones, barreira pantográfica, entre outros), materiais imprescindíveis para salvaguardar a integridade física dos agentes nas ações. A viabilização da criação do posto de fiscalização da Alça Viária também foi outra iniciativa da direção da autarquia, que tem como objetivo a fiscalização de peso e outras infrações que colocam em risco a segurança viária.

A diretora geral Andrea Hass ressaltou que sempre houve a preocupação em investir na fiscalização de trânsito e que todos os projetos da instituição foram apresentados ao governador Simão Jatene, que tem dado total apoio para o cumprimento desses investimentos. “O que faz a diferença numa gestão pública é a atitude e iniciativa de fazer e querer mudar. As vezes é difícil mudar, mas não podemos temer os desafios, eu acredito e ressalto que esta instituição a cada dia que passa fica mais fortalecida e os servidores devem estar unidos para manter esse fortalecimento”, reforçou Hass.

Ainda sobre investimento, na ocasião foi anunciado aos agentes que já está em fase de aquisição o videomonitoramento, talonário eletrônico e o Sistema para Levantamento de Acidente de Trânsito (Sisdat). O videomonitoramento atende o disposto da Resolução 471/2013 e 571/2015 que regulamenta e cria as diretrizes para execução da fiscalização. As ações serão seletivas e direcionadas, garantindo uma maior eficiência nas operações. O talonário eletrônico, previsto com base na portaria 109/2016 e no art. 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está em fase de cotação de preço. 

Já o Sisdat será uma ferramenta importante aos condutores de maneira geral, já que é um instrumento oficial para registro de ocorrências de acidentes simples em vias, aqueles com pequenos danos e avarias nos veículos, sem vítimas, vazamentos de produtos perigosos, dano ao meio ambiente ou envolver veículo oficial. A utilização do sistema faz com que não seja necessário o envio de agentes de trânsito ao local.