Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Escolas incentivam a doação voluntária de sangue durante desfile escolar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/09/2015 16h21

Escolas da rede pública de ensino levam o tema da doação voluntária de sangue para o desfile escolar com o tema “Marchando pela Vida. Doe Sangue. Doe Vida”, campanha que tem o objetivo de elevar o número de doações entre estudantes. Nesta quarta-feira (2), a Escola de Ensino Fundamental ABC foi a primeira a mostrar que esse ato de cidadania começa desde cedo.

Nesta quinta-feira (3), será vez das escolas Madre Celeste, do distrito de Icoaraci; e Professor José Assis Ribeiro e Oneide Tavares, de Ananindeua, que levarão o Pelotão da Vida sobre o tema. A ação faz do Programa Doador do Futuro, criado em 1999, com a finalidade de levar informações precisas e corretas sobre o ato de doar sangue, contribuindo para a formação de uma nova cultura em relação à doação voluntária.

Para a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, ao longo dos anos o programa foi se renovando, ganhando nova leitura e redirecionamento com a formação de professores, com oficinas em toda hemorrede estadual e o intuito de formar multiplicadores de informações, impactando na ampliação de novos captadores, uma vez que os professores participantes levam essas informações para outras escolas em que trabalham.

“A partir deste redirecionamento as ações normalmente culminam nas coletas internas ou externas, em que observamos uma maior participação de toda comunidade escolar, constatada pelos excelentes resultados das campanhas, especialmente nas escolas”, diz, ressaltando a expressiva participação dos jovens na manutenção dos estoques de sangue. “O segmento é responsável por 40% das coletas efetivadas no Pará, cujo índice está acima da média nacional, que é de 30%”.

Segundo Juciara, a participação do Hemopa no desfile escolar ocorre desde a implantação sistemática do Doador do Futuro. Para ela, é um momento muito especial, quando a comunidade escolar dá visibilidade ao projeto levando o tema à população, ultrapassando os muros da escola. Somente ano passado, o projeto foi levado para 60 escolas, contabilizando 86 atividades, que culminaram em dez campanhas com a participação de 2.661 voluntários.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Menores de 18 anos doam apenas com autorização do responsável. O candidato deve pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar documento de identificação original com foto. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.