Charme Caboclo abre programação cultural do mês na Estação das Docas
O projeto Pôr-do-Som recebe nesta sexta-feira (4), a partir das 18h30, na Estação das Docas, o grupo Charme Caboclo, que abre a programação cultural de setembro. Ao todo serão quatro grupos parafolclóricos, que ao longo do mês irão levar o melhor das danças e tradições regionais ao público local e aos turistas da capital paraense. Tudo com entrada franca.
No repertório, danças de origem africanas ganham destaque, entre elas o Marambiré, Lundu e Pretinha da Angola. Representando a cultura de Santarém, o Charme Caboclo narra, com dança e música, o processo de produção da farinha em “Farinhada”. Atendendo a pedidos do público, a Suíte do Marajó também está sendo ensaiada para apresentação. A suíte marajoara é composta pela “Invernada”, “Xula” e “Vaqueiro”.
“Essa suíte é um dos momentos mais aguardados pelo público, já se tornou tradição do grupo dentro do projeto. No Pôr-do-Som temos uma participação muito grande das pessoas do bairro da Pratinha, onde é nossa sede. O projeto é uma oportunidade, um convite para que todos conheçam esse espaço maravilhoso que é a Estação e possam aproveitar um passeio pela orla e ainda contemplar as apresentações dos grupos parafolclóricos”, diz a diretora do grupo, Rita Sena.
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio da organização social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, já promoveu diversas manifestações culturais neste ano. Mais informações pelo telefone (91) 3212-5525, ramal 30.