Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Gestores de segurança pública visitam unidades no interior do Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/09/2015 18h20

Durante esta quinta-feira (3), o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, e comitiva cumpriram agenda de trabalho na região nordeste do Estado. Dentre os gestores do Sistema de Segurança, estiveram presentes o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, e os comandantes gerais da Polícia Militar, coronel Roberto Campos, e do Corpo de Bombeiros, Nahun Fernandes.

Pela manhã, Jeannot foi conferir a rotina de trabalho na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) de Santa Maria do Pará, localizada no bairro do Mutirão. Ele inspecionou as instalações e observou as condições de trabalho de policiais civis e militares. Ainda na cidade, a comitiva da Segup foi até a Câmara Municipal, onde recebeu solicitações e discutiu soluções para alguns problemas enfrentados no município, entre eles o baixo efetivo de policiais e o tráfico de drogas.

“É bom ter a presença do secretário e equipe em nossa cidade. Saber que os agentes de segurança estão em nossa cidade, discutindo possíveis soluções com a gente, é muito importante”, disse o prefeito Alcir Costa (PSB). As construções de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Santa Maria e de um posto policial na vila Bom Intento, distante 30 quilômetros da sede, foram alguns pleitos apresentados.

“Nosso primeiro objetivo é conversar com os nossos servidores e verificar as condições de trabalho e procurar melhorar na medida do possível, e o segundo é ouvir o poder local, prefeito e vereadores, a fim de encontrarmos medidas conjuntas. Vamos estudar as solicitações”, garantiu o titular da Segup, que anunciou concurso para a contratação de mais de quatro mil agentes, entre os quais 2,2 mil policiais militares e 650 policiais civis.

No fim da manhã, os representantes das forças de segurança estiveram em São Miguel do Guamá. Na UIPP, os agentes de segurança conferiram tanto a infraestrutura do prédio quanto os recursos de trabalho das polícias Civil e Militar. O 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros também recebeu a visita da equipe da segurança Pública. Os policiais militares da 9ª Companhia Independente se reuniram com o secretário. “Estamos estudando e vendo a necessidade de transformar essa companhia em batalhão, mas para isso precisamos avaliar outras questões, entre elas o efetivo, que depende do próximo concurso”, afirmou o comandante da PM.

Vistorias – As viagens de trabalho da Segup ocorrem desde abril deste ano. O intuito é acompanhar a qualidade do serviço público quanto à garantia de boas condições de trabalho aos servidores. “É simples e básico o que está sendo feito pela gestão. Mostra integração nessas visitas e a população testemunha nossa preocupação em atender bem, e nós nos sentimos mais acolhidos”, declarou o delegado Thomaz Lesbaupin, da UIPP.

Sobre a reclamação de dificuldade de registro de ocorrência, levantada pelo prefeito de São Miguel, Francisco das Chagas, Rilmar Firmino disse: “Não pode existir isso. Se não tiver sistema por problemas de internet, pode ser registrado de forma manuscrita, no papel mesmo. Temos portaria para isso. Até um habeas corpus pode ser formalizado nessas condições”.

A comitiva seguiu à tarde para a cidade de Irituia, onde Jeannot Jansen também se reuniu com os servidores e com representantes do executivo municipal e legislativo e lideranças religiosas. Em reunião na sede da Secretaria Municipal de Saúde foram apresentadas algumas demandas, entre as quais a construção de uma unidade da Polícia Militar na Vila São Francisco, quilômetro 14 da BR 010 (Belém- Brasília). No local, segundo os moradores de Irituia, persistem os casos de prostituição infantil e o comércio ilegal de drogas, estimulado pela presença de caminhoneiros.