Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Feira do Chocolate oferece espaço ao público infantil e alia brincadeira com conhecimento

O Chocolate e o Flor Kids estão entre  as atividades mais procuradas no evento. Quem ainda não visitou o local, tem até este domingo (8),quando será encerrada a programação.

Por Rose Barbosa (SEDAP)
08/06/2025 11h02
As técnicas aos pequenos foram repassadas pela engenheira agrônoma, Antônia Aleixo, de maneira lúdica e didática, com demonstrações práticas.

Seja aprendendo a cuidar de plantas ou a fabricar o próprio chocolate, as crianças têm marcado presença com entusiasmo na Feira do Cacau e do Chocolate Amazônia, que se encerra neste domingo (8), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Os espaços “Flor Kids” e “Chocolate Kids” estão entre os mais movimentados da programação, reunindo famílias inteiras em oficinas lúdicas que promovem conhecimento e contato direto com a cultura amazônica.

Crianças aprendendo a plantar e cuidar das plantas. No final da oficina levaram a plantinhas para cuidar em casa.

Uma das participantes mais animadas é Isabelle Ribeiro, de apenas nove anos, que participa das oficinas de jardinagem pela terceira vez consecutiva.

“Eu gosto de mexer com terra. Minha mãe e meu pai me trouxeram de novo para participar e estou gostando. Acho bacana plantar e aprender a regar a nossa plantinha”, contou.

Além de cuidar das mudas, Isabelle também se divertiu na oficina de chocolate e fez questão de elogiar toda a experiência. “É muito gostoso. Ano que vem vou pedir para meus pais me trazerem de novo. Quero aprender novas receitas. Foi muito legal a Feira do Chocolate! Tivemos chocolates para experimentar e muitos brinquedos. Eu adoro chocolate e também foi muito legal a parte das plantas, para desenvolver o cérebro das crianças”, comentou.

Outro destaque entre os pequenos foi Ana Prado, de 8 anos, que participou da Cozinha Kids ao lado do pai, José Alberto, na noite de sábado (7). A dupla aguardou na fila para viver a experiência de fazer o próprio chocolate.

“Vai ser divertido. Meu chocolate preferido é o branco, mas gosto de qualquer um. A gente se diverte e aprende. Fora que a gente ainda prova o que fizemos”, disse Ana, empolgada.

Para Luh Neves, mãe da Isabelle, a feira está aprovada por oferecer conhecimento e diversão às crianças

Pais aprovam atividades educativas

Para os pais, as oficinas representam uma oportunidade valiosa de aprendizado fora da sala de aula. A visitante Luh Neves, que esteve na feira com a filha, elogiou a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e do Sistema Faepa/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Pará e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Crianças aprendem a fazer seu próprio chocolate

“Acho muito importante que a brincadeira e o conhecimento andem juntos. Tanto a oficina de chocolate quanto a de jardinagem propiciam diversos conhecimentos que enriquecem a infância das crianças. Quem ainda não trouxe seus filhos, deve aproveitar este domingo porque tem muita coisa boa”, recomendou.

Educação e cultura amazônica desde cedo

De acordo com o coordenador do Procacau da Sedap, Ivaldo Santana, os espaços infantis são parte obrigatória das feiras voltadas ao cacau, chocolate e flores, com o objetivo de aproximar as novas gerações da cultura amazônica.

“Esses espaços sempre atraem muita atenção, não apenas das crianças, como dos pais, que incentivam os filhos a aprender sobre o processo de fabricação do chocolate e sobre jardinagem, tudo de forma lúdica e educativa”, explicou.