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Atendimento humanizado qualifica assistência no Pronto-Socorro Estadual, em Belém

Com um ano de funcionamento, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo atinge 99% de aprovação em pesquisa com pacientes destacando ótimo tratamento

Por Ascom (Governo do Pará)
05/06/2025 12h27

Por trás de números e estatísticas, há vidas transformadas. Como a de Makel Silva, de 42 anos, moradora de Vigia de Nazaré, que desde março vive uma internação de longa permanência no Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém. A experiência, que poderia ser marcada por medo e insegurança, tornou-se um ponto positivo. “Antes de ser atendida no Hospital, eu ouvia bastante as pessoas falarem muito bem do atendimento do Pronto-Socorro Estadual. Eu achava que era mentira”, conta emocionada.
 
Após iniciar o atendimento, Makel conseguiu ter uma nova opinião. “Depois que entrei, confirmei a qualidade do serviço. Aqui, eu tenho um quarto de enfermaria somente para mim, algo que até em hospital particular, isso não acontece. Além disso, os profissionais são humanizados, exames e medicações disponíveis sempre”, comentou.
 
A vivência de Makel não é isolada. Em maio, ao completar um ano de funcionamento pleno, o PSRM atingiu um índice de 99% de satisfação entre os usuários do SUS, consolidando-se como referência em urgência e emergência na capital paraense. Localizado na estratégica avenida Augusto Montenegro, o hospital já realizou cerca de 500 mil atendimentos entre internações, triagens, cirurgias e exames.
 
O monitoramento da satisfação é feito de forma contínua pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que atua como ouvidoria e ponte entre pacientes e gestão. “Por intermédio de questionários, a pesquisa de satisfação tem o objetivo de levantar informações relacionadas aos serviços prestados e, a partir deste documento, contabilizar as quantidades de reclamações, elogios e sugestões ao serviço. As avaliações são realizadas diretamente com os usuários, à beira leito ou nas recepções, além de QR Codes e mensagens digitais no pós-alta”, detalha Eliza Fonseca, líder do SAU.
 

A pesquisa avalia desde a limpeza e conforto das instalações até a qualidade do atendimento, disponibilidade de medicação e sinalização interna. Para o diretor-geral da unidade, Carlos Ribeiro, o resultado é reflexo do espírito coletivo dos profissionais.
 
“Podemos elencar vários motivos para termos alcançado esse patamar de qualidade e nível de satisfação, principalmente, a entrega dos funcionários em fazer o bem sem olhar a quem. Esse famoso ditado aqui é muito bem empregado na maneira que os profissionais se entregam para dar o melhor de si a atender os pacientes proporcionando assim maior qualidade de vida. Então, esse nível de satisfação se deve muito aos profissionais empenhados do Pronto Socorro Dr. Roberto Macedo”, destaca.
 
A estrutura do PSRM reforça esse compromisso com a excelência: são 119 leitos distribuídos entre pronto atendimentos, internações e UTIs, além de seis salas cirúrgicas equipadas para procedimentos de média e alta complexidade, inclusive os minimamente invasivos, como as videolaparoscopias, que reduzem o tempo de recuperação e internação.
 
Mais que um espaço de atendimento, o PSRM se firmou como um símbolo da reconfiguração da saúde pública no Pará. Administrado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Instituto Acqua, o hospital funciona 24 horas por dia, atendendo casos críticos em especialidades como cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.
 
Serviço:
O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo fica na avenida Augusto Montenegro, em Belém. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona em regime de plantão 24 horas. O PS estadual é referência em atendimentos de urgência e emergência, com especialidades como cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.
 
Texto de Pallmer Barros / Ascom PSRM