Casa das Artes tem roda de conversa sobre 'Cinema e Jornalismo' nesta quarta-feira (28)
Com a entrada gratuita, o evento é direcionado para pessoas interessadas em cinema, comunicação e atualidades

A Casa das Artes recebe na próxima quarta-feira, 28, às 18h30, mais uma edição da tradicional Roda de Cinema, realizada em parceria com o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Com entrada gratuita e aberta ao público, a conversa desta vez tem como tema “Cinema e Jornalismo”, explorando os encontros e tensões entre essas duas linguagens narrativas.
“A Roda de Cinema é uma ação cultural que promovemos mensalmente, e o tema desta edição é especialmente relevante para pensar os desafios da comunicação contemporânea. A interseção entre cinema e jornalismo abre espaço para reflexões instigantes, com apoio de filmes que ajudam a entender as complexidades de ambas as áreas”, afirma Marco Antonio Moreira.
O encontro contará com a mediação do professor e crítico de cinema Marco Antonio Moreira, coordenador do CEC, e terá como convidada especial a jornalista Carolina Klautau. Juntos, eles conduzirão uma reflexão profunda sobre o papel do cinema na representação do jornalismo e sua influência na percepção da imprensa pela sociedade.
Caroline Klautau é doutora em ciências da comunicação e mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Além de ser especialista em Comunicação Empresarial e Relações Públicas.
Entre os temas que serão discutidos estão a trajetória histórica da relação entre as duas áreas, a veracidade das narrativas cinematográficas baseadas em fatos jornalísticos e os limites entre a realidade e a ficção nas telas. A conversa também abordará sobre a força do jornalismo investigativo no cinema, com filmes emblemáticos como “Spotlight” e "Todos os Homens do Presidente", que ilustram o impacto da imprensa na vida pública.
Questões como a ética jornalística, a manipulação midiática, o sensacionalismo e os riscos da desinformação também fazem parte do debate. O evento propõe ainda refletir sobre como o cinema tem se posicionado frente ao fenômeno das fake news e os novos dilemas enfrentados pelo jornalismo diante da ascensão da inteligência artificial e da atuação de mídias independentes.
A proposta da roda é fomentar uma análise crítica sobre como o cinema representa o jornalismo e como essas representações moldam o imaginário coletivo sobre a imprensa e os dilemas contemporâneos da informação.
Serviço:
Evento: Roda de Cinema – Cinema e Jornalismo
Data: Quarta-feira, 28/05.
Horário: 18h30
Local: Casa das Artes – Fundação Cultural do Pará
Entrada: Gratuita
Realização: Centro de Estudos Cinematográficos (CEC).
Texto de Mauricio Carvalho / Ascom FCP