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UTI Materna da Santa Casa recebe selo de reconhecimento pelo alto desempenho

Santa Casa do Pará integra o grupo de 33 hospitais públicos contemplados com o Selo Eficiente, em um universo de 352 unidades públicas

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
27/05/2025 13h43

A entrega da certificação foi realizada na manhã de hoje por representantes Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e Epimed Solutions - empresa especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas, aos gestores da área assistencial e representantes da equipe multiprofissional da UTI Adulto da Santa Casa do Pará. 

Em todo o Brasil foram avaliados 800 hospitais públicos e privados e a Santa Casa do Pará integra o grupo de 33 hospitais públicos contemplados com o Selo Eficiente, em um universo de 352 unidades públicas avaliadas a partir da análise de dados referentes à segurança do paciente, eficiência no uso de recursos e qualidade assistencial no atendimento a pacientes críticos, que precisam ser inseridas no sistema Epimed.

"A gente conseguiu começar a trabalhar sistematicamente, olhando essa paciente que chega na nossa instituição, nosso principal perfil, a grávida, desde essa porta, na urgência e emergência, até o desfecho final com a alta. Então, hoje, com esse selo, a gente consegue demonstrar que nossas pacientes críticas que chegam conosco, saem bem por esse trabalho sistêmico que é feito na instituição, pelas equipes de cirurgia, equipes de ginecologia, as equipes de todo o dia de suporte e apoio. Então, é um fruto do trabalho institucional que a Santa Casa tem", destacou a médica intensivista Nelma Machado, gerente de UTI Adulto da Santa Casa.

A certificação é feita a partir de avaliações anuais de UTIs que usam o sistema de monitoramento da Epimed  e para isso é necessário o preenchimento confiável dos dados clínicos, uma prática que também vem sendo estimulada em outras unidade de terapia intensiva na Santa Casa, afirma a diretora assistencial Norma Assunção.

"Nós temos 100 leitos de UTI, são 10 unidades de UTI, em todas elas a gente tem trabalhado para que a equipe realmente registre dentro do sistema todos os nossos dados e resultados. Então é importante a gente fazer com que os nossos servidores tenham esse conhecimento da importância desse registro, para que a gente possa trabalhar da melhor forma possível esses resultados e a melhoria que isso pode estar trazendo futuramente com essas análises desses indicadores", explica.

A partir dessa análise são certificadas UTIs com excelência no atendimento e compromisso com a melhoria contínua e a promoção de um cuidado seguro, sustentável e eficiente para pacientes em estado crítico.

"É um reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido na instituição especificamente dentro da UTI, onde a equipe procura trabalhar com todos os recursos que tem e ter resultados significativos para a nossa população, atendendo todas as expectativas e com uma equipe qualificada, traduzindo numa resposta importante como resultados de cuidados intensivos em pacientes críticos que voltam para a sociedade sem nenhum agravo", reforça a diretora assistencial.

Para a equipe, a certificação é o reconhecimento de um trabalho integrado, construído ao longo do tempo e que inclui da gestão às equipes multiprofissionais e também profissionais de apoio, como detalha o fisioterapeuta Reinaldo Ferreira que coordena a equipe multiprofissional da Santa Casa.

"A Importância de um prêmio como esse, mostra o quanto a equipe vem se empenhando em suas atividades. Desde o médico até o faxineiro está incluído num prêmio desses, porque isso inclui limpeza, arrumação, medicação, prescrição médica, a evolução de cada paciente. Então quando a gente recebe um prêmio desses, é um reconhecimento por todo um trabalho que vem sendo feito há um longo tempo", diz Reinaldo sobre um processo institucional voltado à excelência, que também é reiterado pela gerente da UTI Adulto, Nelma Machado.

"Ao longo desses anos, a Santa Casa vem desenvolvendo várias atividades a nível de planejamento estratégico, buscando sempre melhorias, com a base em ações voltadas ao sistêmico, ouvindo a comunidade de Santa Casa, levando isso para uma discussão com a alta liderança e, a partir daí, traçando estratégias para que, em curto, médio e longo prazo, a gente consiga fazer entregas ao Estado", conclui.