Operação 'Paz no Trânsito' reforça fiscalização nas ruas de Belém
Ação da Polícia Militar visa reforçar a segurança viária, conscientizar condutores e coibir irregularidades nas vias de Belém

Após sete dias de fiscalizações, chegou ao fim nesta quarta-feira (22) a operação "Paz no Trânsito", realizada entre os dias 16 e 22 deste mês. A ação teve como objetivo promover a segurança viária, coibir irregularidades e conscientizar motoristas e motociclistas sobre a importância do respeito às leis de trânsito.
Durante a operação, os Comandos da Capital I e II registraram um total de 2.396 abordagens a veículos, sendo 1.769 carros e 627 motocicletas. As ações resultaram na emissão de 686 autos de infração de trânsito (AITs) e na remoção de 86 veículos ao pátio.

Segundo a coordenação da operação, foram realizadas abordagens, vistorias nos documentos dos condutores e verificações das condições dos veículos, sempre priorizando a prevenção de acidentes e a preservação de vidas. A operação também teve caráter educativo. Motoristas e motociclistas receberam orientações sobre práticas seguras no trânsito, como o uso do cinto de segurança, capacete, respeito à sinalização e aos limites de velocidade.
"A operação 'Paz no Trânsito' é uma ação estratégica que reafirma nosso compromisso com a segurança viária e a preservação de vidas. Durante esses dias, conseguimos intensificar as fiscalizações, orientar os condutores e coibir práticas irregulares que colocam em risco a integridade de todos. Nosso objetivo vai além da punição: queremos promover uma mudança de comportamento no trânsito. E reforçamos que essas operações serão contínuas em Belém. O trabalho de fiscalização e conscientização seguirá de forma permanente, para garantir um trânsito mais seguro", destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.

A operação integra o calendário de ações permanentes de fiscalização e educação para o trânsito, reforçando o compromisso das autoridades em tornar as vias mais seguras para todos. A ação seguirá com programações constantes em Belém até o dia 31 de maio.