Estado e Prefeitura entregam nova obra de asfalto no bairro do Tapanã, em Belém
Ação integra os legados da COP30 e reforça o compromisso com a melhoria da mobilidade urbana na capital paraense

O Governo do Pará segue comprometido com investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana para a população de Belém. Na tarde desta sexta-feira (23), o Estado, em parceria com a Prefeitura de Belém, entregou mais uma rua asfaltada no bairro do Tapanã. A iniciativa integra os legados da realização da COP30, a Conferência Mundial do Clima, que ocorrerá em novembro, na capital paraense.
De acordo com o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral, os investimentos em pavimentação proporcionam melhorias concretas na rotina da população. “O investimento em obras de asfalto é mais uma maneira do Governo do Estado garantir a transformação imediata no dia a dia da população. Isso também está sendo intensificado dentro das melhorias proporcionadas pela vinda da COP30 para Belém. Muitos moradores do Tapanã, um dos bairros que mais receberam investimentos em pavimentação desde 2019, já podem se orgulhar de não pisar mais na lama no inverno e de não conviver com a poeira no verão”, ressaltou.
Mais mobilidade e qualidade de vida
Ao todo, 34 ruas do Tapanã receberão obras que somam 11,5 quilômetros de intervenções voltadas à mobilidade urbana e qualidade de vida. A ação conjunta dos governos federal, estadual e municipal representa um legado duradouro para mais de 69 mil moradores do bairro, um dos mais populosos de Belém.
“Nós estamos levando asfalto para toda a cidade. Isso mostra o grande trabalho de desenvolvimento social que Belém está vivendo. Com o apoio da população e a parceria com o Governo do Pará, vamos seguir cuidando de quem mais precisa. Vamos continuar em frente no maior pacote de asfalto e saneamento da história do Tapanã”, destacou o prefeito de Belém, Igor Normando.
Ruas já entregues e novos trechos contemplados
Entre as 12 vias já completamente pavimentadas no Tapanã, está a 1ª Transversal, que recebeu serviços de pavimentação asfáltica, drenagem, terraplanagem, calçada, meio-fio e sinalização.

Moradora da comunidade Cabano, a autônoma Joyce Sousa celebrou a entrega. “Essa rua era um caos. A gente vivia as dificuldades dos buracos e alagamentos no período das chuvas. Agora está uma beleza. Quero agradecer ao governador Helder Barbalho pela oportunidade de melhoria que está dando para todos nós que moramos aqui no Cabanos”, afirmou.
Além da 1ª Transversal, também foram beneficiadas as ruas Castor, José Maria da Costa, Amoras, Almirante Tamandaré (Trecho 1), e as alamedas 01, 02 de Dezembro, 05, 07, 08, 10 e 17.

Outras 22 ruas do bairro também receberão serviços de infraestrutura pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), incluindo: Estrada do Ranário, Santa Aparecida, 2ª e 3ª Transversal, 4ª Rua, Dois de Julho, Santos Dias, Chico Mendes, Craveiro, Cabral, 1ª a 3ª Rua, Alameda 23 de Fevereiro, Residencial Sol de Verão, Almirante Tamandaré (Trecho 2), Marca da Vitória, Santa Lúcia, Independência, Jader Barbalho, Bacabeira e Bacuri.
Moradores reconhecem os avanços
José Carlos Pereira, que passou a morar recentemente no Tapanã, relatou as melhorias no bairro. “A população tentava manter a rua limpa, mesmo com a falta de asfalto. Agora está tudo indo muito bem. Cheguei a morar em Outeiro, mas voltei, pois vi a melhoria. Aqui era complicado entrar um carro, uma ambulância. Que esse trabalho continue, pois está ótimo”, afirmou.
Investimento estratégico para Belém
O programa “Asfalto COP30”, executado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Belém, com apoio do Governo Federal por meio da Itaipu Binacional, conta com um investimento total de R$ 231.046.092,15. Serão beneficiadas 326 vias em mais de 35 bairros e distritos da capital, totalizando 102,1 quilômetros de obras.

“Hoje estivemos entregando mais uma rua dentro desse importante investimento que é o Asfalto COP30. O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan seguem atuantes nesse trabalho em prol das comunidades que formam os bairros da nossa capital”, destacou Cristina Guedes, diretora de Fiscalização e Acompanhamento de Obras da Seop.