Sespa discute projetos estratégicos do Proadi-SUS em reunião com o Conass
Secretaria de Saúde reuniu áreas técnicas para apresentação de iniciativas que fortalecem a gestão do SUS nos estados

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) realizou, nesta sexta-feira (23), uma reunião estratégica com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para apresentação de projetos vinculados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A agenda, conduzida pelo coordenador de Desenvolvimento Institucional do Conass, René Santos, teve como objetivo alinhar ações prioritárias envolvendo temas como telemedicina, cuidados paliativos, avaliação de tecnologias em saúde, manejo clínico de condições crônicas e fortalecimento da gestão estadual.
Participaram da reunião representantes do gabinete da Sespa, áreas técnicas da atenção primária e especializada, vigilância, planejamento e regulação, além de coordenadorias estratégicas e gestores de hospitais. A iniciativa reforçou o compromisso do Pará com a modernização e qualificação dos serviços públicos de saúde, por meio da cooperação com instituições de excelência.

Para a secretária de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, o encontro representou uma oportunidade para fortalecer a gestão estadual com base em evidências e inovação. “Os projetos do Proadi-SUS são fundamentais para fortalecer o planejamento, qualificar os serviços e reduzir desigualdades regionais, especialmente em um estado com tantos desafios como o Pará.”

A secretária adjunta de Políticas de Saúde, Heloisa Guimarães, destacou a importância da atuação conjunta entre as áreas técnicas da Sespa. “Extremamente importante, porque tudo que a Secretaria de Saúde precisa fazer é entregar resultado para quem está na ponta, para quem está precisando, para quem está com dor, quem precisa de uma cirurgia. Então, se nós não falarmos a mesma linguagem, fica cada vez mais difícil. Integrando os mesmos sistemas, esse resultado chega muito mais rápido. Então, é importantíssimo essa ferramenta que o Conass trouxe hoje, de presente, ao Estado do Pará”.

O coordenador René Santos ressaltou que o objetivo das visitas aos estados foi fortalecer a sinergia entre os projetos do Proadi-SUS e as realidades locais. “Foi uma satisfação estar aqui reunido com a equipe da secretária Ivete na Sespa. Estamos visitando todos os estados brasileiros para discutir o alinhamento estratégico dos projetos do Proadi-SUS, demandados pelo Conass e executados pelas secretarias estaduais. Nosso intuito foi apresentar os projetos definidos para o triênio 2024-2026, discutir o processo de trabalho com a Sespa e acompanhar, com nossos técnicos, a implementação e os resultados. Todos os projetos focam na organização das Redes de Atenção à Saúde e no fortalecimento da gestão estadual, com apoio do Ministério da Saúde e dos Cosems. Estar próximo da realidade local é fundamental para o sucesso dessas ações.”

O Proadi-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida em parceria com hospitais de excelência como o Sírio-Libanês, Albert Einstein, HCor, Moinhos de Vento, Alemão Oswaldo Cruz e a Beneficência Portuguesa. Previsto na Lei Complementar nº 187/2021, o programa visa executar projetos estratégicos e prestar serviços não remunerados em benefício do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando recursos de imunidade tributária prevista constitucionalmente. Os projetos contemplam apoio técnico, capacitação de profissionais, aperfeiçoamento de processos e incorporação de tecnologias.
A expectativa da Sespa foi de que os projetos apresentados possam ser adaptados à realidade local e implementados com o engajamento das equipes técnicas, promovendo um SUS mais resolutivo, humano e eficiente para a população paraense.