Programação do Arraial de Todos os Santos reúne música, dança e teatro
A programação inclui pássaros juninos, grupos folclóricos, danças típicas e apresentações teatrais, com destaque para a tradicional Revoada dos Pássaros Juninos
O Arraial de Todos os Santos 2025 já tem data marcada para começar: o calendário festivo se inicia no próximo dia 31 de maio e segue até 29 de junho, encerrando com a final do XXI Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas. Mais do que uma festa junina tradicional, o evento é um grande encontro da cultura popular paraense e acontece em diversos espaços da capital, não apenas na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), na avenida Gentil Bittencourt.
A programação inclui pássaros juninos, grupos folclóricos, danças típicas e apresentações teatrais, com destaque para a tradicional Revoada dos Pássaros Juninos, que abre oficialmente o arraial no sábado (31), às 17h. O cortejo sairá da Casa das Artes, no bairro de Nazaré, reunindo personagens da cultura regional em uma celebração simbólica da chegada do período junino.
Tradição e formação artística no Curro Velho
Um dos destaques do arraial é o Auto Junino, espetáculo realizado no Curro Velho, que há mais de três décadas integra música, dança e teatro para celebrar os festejos de São João. Este ano, o auto será apresentado nos dias 6, 7 e 8 de junho, às 19h30, no Anfiteatro do Curro Velho.
Com o tema "As Cores de São João" o espetáculo é resultado de um processo formativo iniciado em abril, com oficinas artísticas nas áreas de teatro, dança e música. Mais de 200 participantes, entre crianças, adolescentes e pais, integram o elenco, resultado de oito turmas formadas ao longo dos meses.
A grande novidade desta edição é a inclusão da turma de Dança Inclusiva, que participa pela primeira vez da montagem. O texto é assinado pelo professor José Maria Bezerra.
"A expectativa é grande. Acreditamos que será um espetáculo bonito, mas, mais importante que o resultado final, é o processo. Esses encontros que vivenciamos com os alunos durante a preparação são o verdadeiro coração do projeto", afirma Jorge Cunha, coordenador de Iniciação Artística do Curro Velho.
Celebração da diversidade cultural
Com uma programação que se estende por todo o mês de junho, o Arraial de Todos os Santos reafirma seu papel como um dos mais importantes eventos culturais do Pará, promovendo o acesso à arte, à formação e à preservação das tradições populares.
SERVIÇO: ARRAIAL DE TODOS OS SANTOS
- Revoada dos Pássaros Juninos
Data: 31 de maio
Hora: concentração às 16h, início às 17h.
Endereço: Casa das Artes, localizado na Rua Arcebispo D. Alberto Gaudêncio Ramos, 236, ao lado do Santuário Basílica de Nazaré.
- Auto Junino: Espetáculo “As Cores de São João”.
Data: 6, 7 e 8 de junho.
Hora: 19h30
Endereço: Fundação Curro Velho, localizado na Rua Professor Nelson Ribeiro, 287 – bairro do Telégrafo.
- XXI Concurso Estadual de Quadrilha Junina.
Data: 13 a 29 de junho.
Hora: a partir das 17h.
Endereço: Sede da FCP, localizado na Av. Gentil Bittencourt, 650, bairro Nazaré.
Texto: Bruno Cunha / Comunicação FCP