Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO SOCIAL
English Version

Fundação ParáPaz realiza capacitação em Breves para reforçar proteção de crianças, adolescentes e mulheres

A ação reforçou a importância da integração entre diferentes setores da sociedade para garantir um atendimento mais eficiente e acolhedor às vítimas

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
23/05/2025 13h43

O município de Breves, no arquipélago do Marajó, recebeu mais uma importante iniciativa da Fundação ParáPaz voltada ao fortalecimento da rede de proteção de crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

A equipe técnica da Diretoria de Políticas Sociais e a Coordenação da Mulher da instituição realizaram, na quinta e sexta-feira (22 e 23), a IV Capacitação para o Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos (Cedep).

Com o tema “Imersão: caminhos para a proteção”, e o subtema “O enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes é dever de todos”, o encontro reuniu cerca de 100 participantes. Entre os destaques da programação, a palestra da assistente social Naiara Brandão abordou os desafios e perspectivas da rede de proteção no atendimento à violência sexual infantojuvenil.

A advogada Patrícia Potiguar, que atua como coordenadora da Mulher, também falou sobre o papel do Conselho Tutelar na articulação com a rede intersetorial, destacando que a integração entre os diferentes setores torna a atuação conjunta mais rápida, eficaz e alinhada no enfrentamento às violações de direitos.

“Capacitar a rede de proteção é fundamental para garantir a defesa efetiva dos direitos de crianças e adolescentes. Ajuda a esclarecer as funções e responsabilidades do Conselho, já que muitos profissionais (assistentes sociais, psicólogos, educadores, profissionais da saúde, etc.) têm dúvidas ou compreensões equivocadas sobre o que compete ao Conselho Tutelar”, disse.

Para a diretora de Políticas Sociais, Liani Dias, a escuta ativa e o trabalho conjunto são fundamentais no enfrentamento das violações de direitos. “Estar aqui em Breves é reafirmar o nosso compromisso com cada criança, adolescente e mulher da região. Proteger é um dever de todos e a Fundação ParáPaz está aqui para fortalecer essa rede com diálogo, formação e presença”, afirmou.

No encerramento, nesta sexta-feira (23), foi promovido um estudo de casos e um diálogo aberto com os representantes da rede local, promovendo um espaço de escuta e aprendizado coletivo.