Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Governo instala totem de monitoramento em Bragança e vai construir Batalhão da PM

Equipamento está instalado em ponto estratégico da orla do município, garante ótima cobertura visual do local e agilidade no atendimento às ocorrências

Por Roberta Meireles (SEGUP)
23/05/2025 12h18

Para fortalecer as ações de segurança pública em Bragança, nordeste paraense, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou na manhã desta sexta-feira, 23, um totem de segurança pública. O equipamento está instalado em um ponto estratégico, na orla do município, garantindo uma ótima cobertura visual do local e  maior agilidade no atendimento das ocorrências de urgência e emergência da população.

O governador Helder Barbalho presidiu a cerimônia de entrega à população e destacou a  estratégia de implantação e da localização do equipamento. “A importância da localização deste equipamento foi escolhido em um dos pontos turísticos da cidade de Bragança, de maior circulação de pessoas, para que nós possamos estar aqui 24 horas presentes, usando a tecnologia em favor da segurança pública, para que com as informações que este equipamento traz, reforce as equipes itinerantes, as equipes móveis de policiamento, e com isto nós possamos garantir tranquilidade para a população, e é importante que a prefeitura possa utilizar desta ferramenta sonora para passar mensagens. Então, todas as noites visto que aqui é um ponto de encontro da cidade de Bragança, possam orientar sobre políticas de saúde, de educação, orientações de serviços, e com isto nós possamos plenamente fazer uso dessa ferramenta em favor da comunidade local”, enfatizou o chefe do executivo estadual. 

Os totens fazem parte do projeto "Cidades Inteligentes" que fortalece a parceria com os municípios, visando potencializar as ações de segurança com uso de tecnologia, com recurso de videomonitoramento e inteligência artificial. Atualmente, os equipamentos estão distribuídos em vários municípios paraenses, como em Belém, além das cidades de Ananindeua, Altamira, Marabá, Santarém, Salinópolis, Marituba e agora, em Bragança. 

Municípios como Abaetetuba, Barcarena, Breves, Canaã dos Carajás, Cametá, Capanema, Castanhal, Igarapé-Miri, Itaituba, Mãe do Rio, Moju, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Tailândia e Tucuruí, também serão contemplados com o equipamento, cumprindo o compromisso de ampliar a capacidade de videomonitoramento nos municípios paraenses, por meio da tecnologia e inteligência artificial.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, reforçou que o Pará está na segunda etapa do projeto Cidades Inteligentes, com a implantação de novos equipamentos e ampliação do projeto para outros municípios paraenses.   

“Nós implantamos 50 desses no Estado na primeira etapa e agora iniciamos a implantação de mais 50 equipamentos. Este é o primeiro de Bragança, depois virão outros. E o objetivo dele é estar cada vez mais perto da sociedade, para que tenham esse contato com a segurança pública e com o uso da inteligência e tecnologia. Destaco algumas funcionalidades do equipamento, ele é um totem totalmente blindado, anti-chama e anti-vandalismo. Qualquer vandalismo ou geração de chama, ele dá um alerta para gente e somos acionados. Ele também tem a possibilidade de o cidadão poder acionar o CIOp, o NIOp, a partir do toque do botão, sem usar o celular. Digamos que a pessoa teve o celular furtado e ela tem como acionar o CIOP através desse botão para registrar a ocorrência e acionar a viatura mais próxima. Ele tem  6 câmeras, na verdade, uma das câmeras é essa que fica falando com a pessoa que está acionando. Outras 5 câmeras em cima, 4 fixas e uma Speed Dome que fica girando 360 graus e tem inteligência artificial. Ela reconhece placa de veículo roubado ou furtado e o totem tem também reconhecimento facial de procurados pela Justiça. Tem também um sinal sonoro em que um raio de 100 metros consegue dar avisos, alertar alguém, chamar a atenção de alguém ou algum serviço público. E basicamente a função primordial dele também é poder ter esse acesso à comunidade, por isso que a gente está instalando sempre em locais com grande movimentação de pessoas”, explicou o titular da Segup. 

Funcionalidade - O Sistema do Totem de videomonitoramento funciona por meio de um botão de emergência, que quando acionado, transmitirá a ligação diretamente para o agente que estiver operando as câmeras dentro do Centro Integrado de Operações, o CIOp. A ocorrência será registrada, e imediatamente uma equipe de policiais será deslocada até o local indicado pela vítima para o atendimento imediato. Além disso, o Totem funciona com  tecnologia de inteligência artificial embarcada, com reconhecimento facial e de placas veiculares, com possibilidade de direcionar as mensagens de acordo com o reconhecimento que as câmeras capturam, e assim auxiliar na busca de foragidos da Justiça, bem como de carros roubados. Ele possui ainda um dispositivo anti-vandalismo, com o acionamento de alarme a qualquer tentativa de depredação do equipamento, que também é blindado, e irá operar 24 horas por dia.

Estado firma parceria com a Prefeitura para a construção do Novo Batalhão da PM 

Durante a agenda oficial em Bragança, o governo estadual também firmou uma parceria com a prefeitura municipal, que disponibilizou um novo espaço para a construção do Batalhão de Polícia Militar. A nova estrutura a ser construída, visa garantir melhores condições de trabalho e ainda a formação de novos militares, garantindo a segurança da população que mora e visita a região.

"O dia de hoje representa um marco histórico para a segurança pública do município de Bragança. Estamos firmando uma parceria entre o governo estadual e o municipal, recebendo um terreno onde será construída a futura sede do 33º Batalhão com sede aqui em Bragança. Para nós, melhorando a estrutura de trabalho, possibilitando que Bragança continue como polo de formação de novos policiais e com certeza trazendo mais segurança para todos os munícipes de Bragança e municípios da região", disse o comandante-geral da Polícia Militar, Cel. PM Dilson Júnior.