Fundação ParáPaz certifica alunos no curso ‘Estratégias para a COP 30´
A capacitação foi voltada para as oportunidades que serão geradas pela COP 30, evento internacional que será realizado na cidade, em novembro
Após semanas de aprendizado, dedicação e troca de experiências, 45 alunos concluíram o curso ‘Estratégias para a COP 30’ e receberam seus certificados na quarta-feira (21), na Unidade Social e Profissional da Fundação ParáPaz, localizada no bairro de Fátima, em Belém.
A capacitação foi voltada para as oportunidades que serão geradas pela COP 30, evento internacional que será realizado na cidade, em novembro, e teve como objetivo preparar participantes a partir de 15 anos, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que buscam qualificação profissional, empreendedorismo e geração de renda.
Durante as aulas, que aconteceram em turmas pela manhã e tarde, os alunos trabalharam temas essenciais como Noções e Práticas de Empreendedorismo; Estratégias e Práticas aplicadas à COP 30; Comunicação, Relacionamento Interpessoal e Atendimento ao Público; Currículo e Entrevista; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Os professores também aplicaram dinâmicas de grupo, atividades colaborativas, simulações, estudos de caso e desenvolvimento de projetos diretamente relacionados ao contexto da COP 30 e do mercado local. A dona de casa Rosa Helena de Souza, 53 anos, recebeu uma proposta para administrar um hotel no distrito de Mosqueiro durante a COP e decidiu se capacitar para estar mais preparada.
“Eu me sentia insegura, mas agora estou confiante com tudo o que foi abordado e com o que os professores ensinaram. O que mais me chamou atenção foi a parte sobre turismo, porque precisamos conhecer nossa cidade para poder falar sobre ela. Eu adorei esse aprendizado’, disse.
Aos 17 anos, a estudante Sofia Marques empreende vendendo maquiagem na internet e conta que o curso abriu muitas oportunidades para ela, que espera colocar em prática tudo o que foi dado em aula. “Gostei bastante de participar, com certeza trouxe mais aprendizado pra minha vida. Tenho muito o que evoluir, especialmente no que eu não sabia sobre empreendedorismo, mas vou sair mais confiante”.
Na cerimônia, que contou com a presença da coordenadora Beatriz Lopes e dos professores Douglas Sarges e Leonardo Gurjão, o presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira, destacou a importância do professor e do conhecimento na vida dos alunos.
“A figura mais importante é a do professor, porque ele compartilha seus conhecimentos com outras pessoas. Fazer uma capacitação é muito mais do que simplesmente aprender, é superar desafios. Muitas pessoas têm que abrir mão de outras atividades durante a semana para estar em sala de aula, com a intenção de melhorar seu conhecimento, fortalecer seu currículo e garantir seu emprego. O conhecimento é a melhor alternativa para nossas vidas, pois é algo que ninguém jamais poderá nos tirar”, pontuou o gestor.
Novas turmas – Estão abertas as inscrições para o curso ‘Estratégias para a COP30’, uma formação mais compacta com duração de um mês. Ao longo do curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre relacionamento interpessoal; estratégias para a COP 30; atendimento ao público; postura profissional e oratória.
As aulas estão previstas para iniciar em junho e as inscrições devem ser feitas presencialmente na Unidade Social e Profissional ParáPaz, localizada na Av. José Bonifácio, 267, de 09h as 12h. É necessário apresentar documento original com foto e comprovante de residência. As vagas são limitadas.
Este foi o segundo curso realizado na unidade Profissional ParáPaz voltado para a COP 30. O primeiro, ‘Formação Profissional com ênfase na COP 30’, foi realizado em janeiro e capacitou 45 pessoas.