Seminário debate agroturismo e gastronomia no Pará
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap) promovem o I Seminário de Agroturismo e Gastronomia, nesta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de setembro, de 08h30 às 17h, no salão nobre da Associação Comercial do Pará (ACP). O evento ocorre no âmbito das ações da Escola de Gastronomia da Amazônia, que é um dos projetos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-PA).
Após a solenidade de abertura, na manhã de quinta-feira (10), às 08h30, com a presença do secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, e a secretária-adjunta da Sedap, Eliana Zacca, a programação inicia com a palestra “Patrimônio alimentar como fator de desenvolvimento local e cultural”, ministrada pela professora de Turismo e doutora da UNIVALI de Santa Catarina, Yolanda Flores. Logo em seguida, o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da EMBRAPA Amazônia Oriental, Walkymario de Paulo Lemos, apresenta os resultados da pesquisa sobre os insumos da culinária regional.
No período da tarde, a partir das 14h, haverá a mesa redonda “Valorização dos insumos da gastronomia paraense. Qual o papel de cada entidade?”, com participação do médico veterinário e gerente de Inspeção Animal da Adepará, Jefferson Oliveira; do engenheiro agrônomo, Elielson Gomes Maria, do setor de Certificação Vegetal da Adepará; da coordenadora de Produção Animal Sedap, Edith Piqueira de Mello; do analista técnico do Sebrae, Péricles Carvalho; e de Ivo Xavier de Amorim, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Pará.
Já na sexta-feira (11), os trabalhos começam com o tema “Slow Food identidade gastronômica regional” apresentado pelo palestrante, consultor e professor do Rio Grande do Sul, Alexandre Baggio. Depois dele, é a vez da professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Vanessa Botelho, com “A contribuição científica da engenharia de alimentos para o estudo dos insumos da culinária regional”. A manhã se encerra com o representante da Emater, Paulo Lobato, falando sobre “Capacitação para pequenos produtores rurais”.
“A importância do cacau para a economia e a gastronomia do Pará” será o tema da mesa redonda que ocorre durante a tarde, com as presenças de Luiz Pinto, diretor de Agricultura Familiar da Sedap; Fábio Sicília, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PA); Walter Cardoso, da Federação de Agricultura do Estado do Pará (Faepa/Senar); e Jay Wallace da Silva e Mota, superintendente de Desenvolvimento da Região Cacaueira no Estado do Pará (Suepa/CEPLAC).