Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Crianças aprendem regras de trânsito em hospital de Marabá

Com jogos e brincadeiras, pacientes mirins participaram de ação alusiva ao Maio Amarelo.

Por Ascom (Governo do Pará)
22/05/2025 15h26

Crianças atendidas no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, participaram nesta quinta-feira (22) de uma ação educativa alusiva à campanha Maio Amarelo, voltada para a promoção da segurança no trânsito. A atividade teve como objetivo sensibilizar os pequenos pacientes sobre a importância de adotar comportamentos seguros, seja como pedestres, ciclistas ou passageiros.

A iniciativa, promovida pelas equipes do hospital, combinou brincadeiras, jogos interativos e uma mini "aula de trânsito" para ensinar de forma lúdica e acessível temas como o uso correto do cinto de segurança, da cadeirinha infantil, a importância de atravessar sempre na faixa de pedestres e o respeito à sinalização semafórica.

Entre os participantes estava Clara Beatriz, de 6 anos, moradora da região de Carajás. Internada há seis dias na clínica pediátrica para tratamento de diabetes, Clara demonstrou entusiasmo ao aprender sobre as regras de trânsito. "Aprendi que temos que olhar para os dois lados antes de atravessar e que não pode correr na rua", contou, sorrindo. Animada, a menina já faz planos para compartilhar o conhecimento. "Quando eu sair do hospital, vou contar para meus amigos tudo o que aprendi aqui".

Outra criança envolvida na ação foi Yasmin Silva, em tratamento contra pneumonia. Ao final da atividade, ela também destacou o aprendizado adquirido. "Aprendi que a gente tem que obedecer aos sinais de trânsito sempre", afirmou.

Daiane Uzinsky, analista de humanização do hospital, explicou que a proposta é transformar o ambiente hospitalar em um espaço de aprendizado e reflexão. "Visamos levar educação e conscientização de forma leve e acessível. Quando a gente ensina uma criança sobre segurança no trânsito, estamos plantando uma semente que vai crescer e impactar toda uma comunidade", disse.

Como forma de reconhecimento, as crianças receberam certificados simbólicos de "Amigo do Trânsito", reforçando o protagonismo dos pequenos no processo de conscientização. "Além de aprenderem brincando, elas se sentiram valorizadas e protagonistas desse conhecimento, que certamente vão levar para suas famílias e para a vida", completou Daiane.

Referência no atendimento a vítimas de trânsito

O Hospital Regional de Marabá é uma das principais referências no atendimento a vítimas de urgências e traumas na região de Carajás. A unidade, gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), atende pacientes de 22 municípios, com estrutura moderna e equipe altamente qualificada.

Conforme o diretor-executivo da instituição, Flavio Marconsini, o hospital dispõe de um centro de urgência e emergência equipado com salas vermelhas para atendimento imediato a casos críticos. “Estamos preparados para realizar intervenções complexas nas primeiras horas após o trauma, o que é determinante para salvar vidas. Contamos também com um centro cirúrgico completo, que atende casos de alta complexidade”, explicou.

Marconsini ressaltou ainda a presença de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com tecnologia avançada e equipes especializadas para garantir suporte contínuo aos pacientes em estado grave. “Nossa missão é assegurar que cada usuário receba um atendimento ágil, seguro e de excelência, especialmente nos momentos em que cada segundo pode fazer a diferença para preservar a vida”, finalizou.

Estrutura - O Hospital Regional do Sudeste do Pará "Dr. Geraldo Veloso" é referência para a região, oferecendo 100% dos atendimentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital conta com 135 leitos, sendo 97 destinados à internação clínica e 38 voltados às Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Pediátrica e Neonatal.