Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Mais de 18 mil alunos da rede estadual participam da Olimpíada de Matemática

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/09/2015 17h16

O Estado do Pará tem 457 escolas estaduais com 18.165 alunos classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2015). As provas serão aplicadas no próximo sábado (12), às 14h30, para mais de 900 mil alunos da rede pública de ensino em todo o Brasil. A Obmep atingiu, neste ano, um novo recorde do número de escolas e municípios participantes inscritos: cerca de 47.582 escolas em 5.538 municípios brasileiros (99,48%). Somente o Pará teve mais de um milhão de inscritos.

Os alunos classificados farão as provas nos centros de aplicações escolhidos pela Obmep. Para acompanhar o local dos exames, basta acessar o site www.obmep.org.br. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma atividade voltada para o ensino fundamental e médio, promovida com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Para a aluna Esther Farias, 14 anos, da escola Frei Daniel, do Guamá, a segunda fase será um grande desafio. “Estou muito ansiosa para essa segunda fase. Estou me preparando bastante e pretendo passar”, disse. As provas são aplicadas pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e elaboradas especificamente para as escolas públicas, como uma derivação da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Para o coordenador de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Jaime Ramos, a Olimpíada Brasileira de Matemática tem por objetivo estimular o estudo da matemática de forma prática, com conteúdos do dia a dia nas escolas públicas, assim como possibilita revelar talentos desenvolvendo maior autonomia, raciocínio lógico-matemático e uma formação mais completa. "Ela possibilita também desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, e influencia na melhoria do processo ensino-aprendizagem", reiterou.