Segup segue firme no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, esteve na Praça Benedito Monteiro, durante a caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate a esses crimes

Neste domingo, 18, a Praça Benedito Monteiro, no Guamá, bairro mais populoso de Belém, recebeu uma grande ação de cidadania e conscientização alusiva ao "18 de Maio", Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes. A programação integra as ações realizadas no “Maio Laranja” sendo esta uma iniciativa do Comitê Estadual de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (CEEVSCA), que reuniu atividades lúdicas e recreativas, apresentações culturais, oficinas, e ainda, emissão de documentos, orientação jurídica, escuta especializada e registro de ocorrências encaminhadas.
“Hoje as ações são reforçadas para marcar, mais uma vez, o Dia 18 de maio que é uma data nacional em combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Entretanto, seguimos fortalecendo o trabalho para que em todos os meses nossas ações sejam ainda mais efetivas na conscientização e prevenção dos crimes, e diante dos casos que infelizmente ocorrem, possamos seguir atuando com repressão, punindo os responsáveis e mostrando que a proteção é um dever de todos nós”, enfatizou Ualame Machado, titular da Segup.

As atividades se iniciaram às 8h em toda a extensão da praça, com recreação, pinturas artísticas, teatro com fantoches, atividades lúdicas para crianças e adolescentes, além sensibilização para familiares e apresentações culturais com crianças.
Documentos - No Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) da Segup, instalado também na praça, houve emissão de documentos - RG e Certidão de Nascimento -, orientação jurídica e escutas especializadas por meio da Polícia Civil e da Fundação ParáPaz.
A estudante de pedagogia e moradora do bairro, Ana Patrícia, aproveitou para levar um casal de filhos de 5 e 10 anos para prestigiarem a programação e um deles já fez a emissão do RG. “Quando eu soube que ia ter o evento já organizei os documentos dele, me programei pra acorda-los cedo e vir pra cá. Hoje não é só o documento que ele vai tirar que é importante pra gente, mas as atividades que eles participaram, a informação que estão nos dando já ajuda muito para que possamos ter mais atenção com nossas crianças, e principalmente a forma lúdica que eles estão sendo informados, sem dúvida, auxilia pra que falem caso algo aconteça. Nós agradecemos a todos os setores que hoje vieram até o bairro trazer serviços e informações para nós pais e nossas crianças”, disse.

Segup também garantiu, por meio dos servidores da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), orientações aos adultos, adolescentes e crianças sobre o tema, promovendo os canais de denúncia como o 181 e o WhatsApp da Iara, ambos do Disque-Denúncia, permitindo assim com que a população entenda como funcionam os canais e, se necessário, não deixem de acionar o sistema de segurança.
Informação - Para a Delegada Ariane Melo, titular da Diretoria de Políticas Pública e Prevenção Social da Segup, todo o trabalho realizado e fortalecido pela rede de proteção é fundamental para que as pessoas tenham acesso à informação e auxiliem no enfrentamento ao crime.
“Estamos realizando desde o início do mês de maio visitas e palestras de conscientização em escolas, órgãos públicos, assim como fiscalização em bares, casas noturnas e estabelecimentos, a fim de prevenir e coibir esses crimes. Estivemos em municípios da região do Carajás, estamos com ações na Capital, como essa realizada hoje, exatamente no Dia 18 de Maio, reforçando o enfrentamento a todo e qualquer crime contra crianças e adolescentes. E ainda seguiremos para outras regiões do Pará, como o Marajó, para capacitar e fortalecer ainda mais a rede de proteção. Seguimos preparando os agentes que estão no dia a dia na linha de frente, mas trazendo como hoje, informações sobre os canais de denúncia, que são fundamentais para que se o crime ocorrer, a informação chegue até o sistema de segurança para que todas as medidas sejam tomadas”, afirmou a delegada Ariane Melo.
Maio Laranja - A Segup, em conjunto com as Polícias Civil e Militar e órgãos municipais, segue atuando também na Operação “Caminhos Seguros”, coordenada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), cujo foco é o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes em todo o território paraense.
Municípios como Parauapebas e Canaã dos Carajás receberam ações específicas de prevenção. Em Belém, a operação também segue com fiscalização na extensão da BR 316 em bares, casar noturnas e estabelecimentos comerciais, a fim de, conscientizar os responsáveis pelos locais, informar canais de denúncia e ainda, verificar a presença de crianças e adolescentes nesses locais.
A Operação Caminhos Seguros foi iniciada no dia 30 de abril e segue até 30 de maio, com ações na Região Metropolitana de Belém e nos municípios de Portel e Breves, no arquipélago do Marajó.