Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Teatro Waldemar Henrique recebe adaptação da obra de Marcelo Rubens Paiva 

Espetáculo da companhia Terceiro Sino será às 19h30 desta sexta-feira (16)

Por Aycha Nunes (FCP)
16/05/2025 11h55

O teatro Experimental Waldemar Henrique recebe nesta sexta-feira, 16, às 19h30, o espetáculo teatral “Minha Cara Vera”, inspirado livremente no livro “Ainda Estou Aqui” de Marcelo Rubens Paiva. A classificação indicativa é 14 anos. Os ingressos custam vinte reais e podem ser adquiridos por meio de bilheteria digital.

“Minha Cara Vera” é apresentado pela companhia Terceiro Sino que propõe uma encenação interativa, em que a presença do público é convocada a estabelecer vínculos diretos com a narrativa. O espetáculo traz a troca de cartas entre Eunice e Vera Paiva no momento em que Vera encontra-se em Londres e sua família no Brasil, durante a ditadura militar.  

A dramaturgia é adaptada a partir dos fatos narrados no livro “Ainda Estou Aqui”, que se tornou um sucesso em 2024, e explora os momentos históricos de forma sensível e delicada. Utilizando técnicas naturalistas, corporais e sensíveis. 

Na adaptação livre de “Ainda Estou Aqui”, a companhia Terceiro Sino conta a história da família Paiva de uma forma diferente: a troca de cartas entre Eunice Paiva e Vera Paiva, passa a destrinchar o destino trágico da família em meio à ditadura militar. 

“Cinema já contou essa história de uma forma, mas o teatro é a arte do agora, do olho no olho, da dimensão humana. Criamos este espetáculo para aproximar o público dessa narrativa, nosso intuito é trazer impacto e sensibilidade para quem estiver assistindo”, destaca Diana Albuquerque, produtora do espetáculo.

A trama trabalha com o núcleo familiar central e as vivências com a censura, os afetos e a ausência deixada de forma inexplicável. A resistência, a busca por respostas, a distância e o abismo após o sumiço de Rubens Paiva, realizado pela ditadura militar, marca a narrativa presente no palco.

“Minha cara Vera” convida o público para um espetáculo sensível e íntimo de uma família como tantas outras marcadas pela ditadura e destaca como o ato de resistência se torna preciso em momentos difíceis.

Serviço
Espetáculo: Minha Cara Vera
Data: 16 de maio de 2025
Horário: 19h30
Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 20,00
Informações e vendas: (91) 98498-1846

Texto de Marcos Maia / Ascom FCP