Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO APROVADO
English Version

Expansão da cacauicultura em 10 municípios receberá recursos do Funcacau

 A iniciativa foi apresentada durante reunião do Conselho Gestor do fundo na sede da Sedap. Também foi aprovada a realização de eventos importantes para a promoção e divulgação do cacau

Por Rose Barbosa (SEDAP)
15/05/2025 15h37
O cacau será o centro das atenções durante a realização de eventos em Belém, Altamira e Medicilândia

A integração das atividades necessárias de apoio à Assistência Técnica e Extensão Rural à expansão da cacauicultura em 10 municípios da área do Programa Territórios Sustentáveis (PTS) e realização de eventos voltados à promoção e divulgação do segmento cacaueiro estiveram entre os projetos aprovados nesta quinta-feira (15), na reunião extraordinária do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Pará (Funcacau), que é coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

A reunião do Conselho Gestor do fundo foi realizada na sede da secretaria e contou com a participação do titular da Sedap, Giovanni Queiroz, que é o presidente do Condel do Funcacau. De acordo com os resultados do encontro, este ano serão realizados no Pará três eventos significativos que receberão recursos do Funcacau. O primeiro será a Feira do Cacau e do Chocolate da Amazônia e Flor Pará, no período de 5 a 8 de junho no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O evento será realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) com o apoio da Sedap. 

Já no período de 26 a 29 do mesmo mês, será realizado o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau da Transamazônica, no município de Altamira, na Região de Integração do Xingu. Posteriormente, de acordo com as informações fornecidas na reunião, ocorrerá o CacauFest, tradicional programação que reúne especialistas e produtores no município de Medicilândia, também na RI do Xingu. 

Um dos importantes eventos deste ano aprovados pelo Funcacau será o Chocolat Xingu, em Altamira

O secretário Giovanni Queiroz enfatizou a importância desses eventos para a divulgação do segmento cacaueiro. Em relação à Feira do Cacau, que será realizada em Belém, o gestor reiterou o apoio da Sedap, que contribuirá com a cessão do Hangar e com a participação de seu corpo técnico. Citou, ainda, a importância dos festivais que ocorrerão na Transamazônica. 

A coordenadora de Projetos Estratégicos da Faepa e presidente da Câmara Setorial do Cacau do Estado do Pará, Maria Goreti Gomes, informou que no evento de Belém já foi confirmada a participação de mais de 200 produtores que serão expositores e quase 200 que participarão das reuniões técnicas. 

“Nós estamos esperando um grande público, como ocorre sempre, e a gente aproveita para convidar todo mundo que queira participar para nos dar o prazer de estar conosco; vamos ter exposição de mais de 100 marcas do Pará e de outros Estados”, anunciou Goreti. 

Durante a reunião com o Conselho Gestor, na sede da Sedap, foi aprovado o projeto que objetiva ações integradas entre a secretaria e a Emater

Assistência- O secretário Giovanni Queiroz enfatizou, também, a importância do projeto de atuação conjunta entre Sedap e Emater que objetiva a expansão da lavoura cacaueira a partir da elaboração de 300 projetos de crédito rural em 10 municípios. 

O projeto foi proposto pelo titular da Sedap ao Funcacau com a finalidade de integrar as atividades de assistência técnica e extensão rural para beneficiar os agricultores familiares atendidos pelo Programa Nacional de Reforma Agrária e os povos de comunidades tradicionais, naqueles municípios que possuem concomitantemente ações do PTS e em áreas de zoneamento agrícola para implantação da cultura do cacau no Pará (realizado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - Ceplac).  

 O gestor explicou que a Sedap é quem selecionará a área de atuação e indicará os produtores aptos ao projeto. A mobilização e orientação aos produtores informados pela secretaria será uma das ações que ficarão por conta da Emater, conforme estabelece o projeto proposto durante reunião do Conselho Gestor do Funcacau.

O secretário Giovanni Queiroz, titular da Sedap, presidiu a reunião do Funcacau que aprovou importantes projetos para a expansão da cacauicultura do Pará

De acordo com Wandenkolk Gonçalves, que representou a Emater – órgão ao qual assumiu esta semana o cargo de diretor técnico - a instituição como contrapartida colocará à disposição para execução do projeto a infraestrutura necessária como veículos, custeio da máquina e técnicos. 

 O Funcacau entrará com recursos de R$ 900 mil em três parcelas para fazer a implementação da iniciativa, de acordo com Wandenkolk Gonçalves. 

“Eu acho que isso é um primeiro passo importante para estreitamento das relações com a Ceplac, com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), com os movimentos sociais representados pela Fetrafi e pela Fetagri – que são federações representantivas dos agricultores familiares e trabalhadores rurais – e mais a Faepa; o compromisso do Estado do Pará ficou caracterizado numa só direção seguindo a orientação do governador Helder Barbalho”, ressaltou o diretor da Emater.