Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup deflagra operação em casa de shows no bairro do Parque Verde

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/09/2015 11h26

Denúncias anônimas no Disque Denúncia e depoimentos de moradores. Com base nessas informações, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) deflagrou uma operação de prevenção e fiscalização nesta quinta-feira, 10, na casa de shows "Karibe", no bairro Parque Verde, em Belém. Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e Centro de Perícias Renato Chaves (CPC) verificaram se as condições físicas do estabelecimento estão de acordo com a legislação estadual e municipal vigente, além das documentações de autorização e licenciamento.

Segundo o titular da Segup, Jeannot Jansen, os agentes do Sistema de Segurança mantêm contato diário em reuniões que discutem os resultados estatísticos de áreas mais propícias à ocorrência de crimes. “Além da fiscalização estrutural do local, a ação conjunta permite que cada órgão verifique se existem outros tipos de ilegalidade. A intenção é prevenir e garantir a segurança das pessoas que frequentam o local, no entanto, também temos o foco de atuação nas ruas do entorno, para assegurar à sensação de segurança dos moradores vizinhos à casa de show”, explicou.

No início da operação os frequentadores da casa de festas foram avisados sobre a ação de prevenção e segurança dos agentes de segurança. Cerca de 600 pessoas foram abordadas, com o objetivo de verificar também se havia a presença de menores de idade e foragidos da justiça no local. No total, 24 pessoas foram encaminhadas para a delegacia da Marambaia, devido à ausência do documento de identificação em mãos. No estabelecimento havia duas adolescentes menores de idade, de 16 e 17 anos.

Uma cadela da raça pastor belga participou das ações da Companhia de Policiamento com Cães. Lola farejou o local e encontrou 70 petecas de cocaína e três trouxinhas de maconha. Os entorpecentes foram encontrados no chão da boate e no banheiro feminino. Além disso, o Corpo de Bombeiros identificou que o revestimento acústico usado no estabelecimento é de material inflamável, os extintores estavam com defeito e as placas de sinalização não eram florescentes. O Detran guinchou 20 motos, devido à irregularidade ou falta de documentação do veículo com o condutor.

Para o secretário Adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel Hilton Benigno, os relatos dos moradores do entorno da casa de shows e os relatórios do setor de Inteligência e Analise Criminal da Segup foram de extrema importância para identificar a necessidade da operação no local. “Muitos moradores reclamam da dificuldade do fluxo de carros na frente do estabelecimento, por causa da presença de taxistas e mototaxistas que estacionam na via pública. Além disso, constatamos também a ocorrência de furtos e roubos na frente da casa de festas e nas ruas próximas ao local. Por isso, a atuação preventiva foi feita de forma integrada, para possibilitar uma fiscalização ampla que atenda e previna todos os tipos de crimes”, destacou.

Segundo a Segup, as operações de prevenção e fiscalização de boates e casas de shows são parte da rotina de trabalho do órgão. Durante cada fim de semana, novas operações serão feitas na Grande Belém, em caráter surpresa, para coibir a violência e aumentar a segurança dos moradores e frequentadores de cada local.