Qualificação e profissionalismo marcam a identidade da equipe de enfermagem da Santa Casa
Em busca da excelência do trabalho desses profissionais, a Santa Casa investe na qualificação permanente da equipe

Formada por quase 1.500 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, o corpo de Enfermagem da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) representa a maior categoria profissional do hospital e promove o cuidado de forma qualificada e humanizada.
"Nossa enfermagem está na linha de frente pela melhoria do paciente em todos os momentos, desde o planejamento do projeto terapêutico, a execução desse projeto, o acompanhamento, o monitoramento, garantindo um cuidado integralizado. Nossa equipe de enfermagem vem evoluindo de uma forma exponencial, buscando aperfeiçoamento técnico, se fortalecendo ao longo desses anos, entendendo o seu papel, trabalhando a interação com as outras categorias profissionais e assumindo o protagonismo da sua profissão diante desse cenário que é a saúde", ressalta a médica Norma Assunção, diretora assistencial da Santa Casa.
Em busca da excelência do trabalho dos profissionais de enfermagem, a Santa Casa investe na qualificação permanente da equipe por meio de treinamentos, simpósios, cursos e projetos. Entre os mais recentes e significativos está o Aprimorar Enfermagem, criado em 2022, que já ofertou nove módulos de conhecimentos em enfermagem na plataforma Moodle, onde atualmente 917 profissionais de enfermagem estão inscritos, gerando 1.224 capacitações de Enfermagem.

"Podemos considerar o Aprimorar Enfermagem como o maior projeto de educação permanente em enfermagem da região Norte, no segmento de saúde pública. O objetivo é aperfeiçoar os conhecimentos técnicos, científicos, instrumentais e gerenciais dos profissionais da categoria", afirma Benedita Martins, coordenadora-geral de enfermagem da Santa Casa, que também observa o propósito de garantir excelência e qualidade na apreensão do conhecimento para ser referência em processos de educação em enfermagem no seguimento de saúde pública na região norte, sem perder o foco no paciente.

"Trabalhamos a educação continuada, utilizando métodos de aprendizagem e desenvolvimento contínuo visando fortalecer a excelência técnica e comportamental dos profissionais, através de uma trilha de aprendizagem divida em eixos e temas institucionais, profissionais, setoriais e individuais, a fim de garantir maior satisfação do paciente e resultados no processo", conclui.
Além do Aprimorar Enfermagem, só no ano de 2024 as capacitações para enfermeiros e técnicos de enfermagem da Santa Casa totalizaram 693 horas de treinamento. Já em 2025, outro evento que agregou e promoveu a troca de conhecimentos entre aos profissionais da área foi o Segundo Simpósio de Gestão Assistencial em Enfermagem que proporcionou um amplo debate sobre enfermagem e sustentabilidade, tendo como tema geral "A Enfermagem na COP 30: O legado para o Pará".
No próximo dia 15 de maio acontecerá a programação alusiva à Semana de Enfermagem voltada para os profissionais que atuam no hospital.