Ideflor-Bio e Pará 2000 realizam oficina de preparação do Parque Estadual do Utinga para a COP 30
Atividade contou com a presença de servidores do órgão, funcionários da concessionária, e de outras instituições públicas que atuam na gestão do Parque

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), em parceria com a Organização Social (OS) Pará 2000, realizou uma oficina de preparação do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém.
A programação contou com a presença de servidores do órgão ambiental, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Defesa Civil do Pará, além de funcionários da OS, que administra o Parque, e de outras entidades parceiras, como as empresas que atuam com a locação de bicicletas e atividades ecoturísticas.
Segundo o gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, a oficina visa criar um plano de ação para adaptar o Parque ao aumento do público visitante e à chegada do público estrangeiro devido à COP 30. “Essa ação vem para adaptar o Parque não só ao número de visitantes, que já vem crescendo significantemente, mas também para esse novo público que deve frequentar o espaço neste ano”, destacou.

Protagonismo - Júlio Meyer ressaltou, ainda, que o Utinga é um dos 10 parques mais visitados do Brasil, segundo dados do “Visitômetro dos Parques do Brasil”, divulgado na 9ª edição do evento Parques do Brasil, organizado pelo Instituto Semeia, em São Paulo (SP), em março deste ano.
“Ações como a de implementação da sinalização do Parque, capacitação dos prestadores de serviços, gerenciamento de resíduos sólidos mais aprimorado, entre outras, são fundamentais e nos deixam preparados para esse importante e grandioso evento que a nossa capital receberá nos próximos meses”, acrescentou o gerente.
O diretor-presidente OS Pará 2000, Ruan Rocha, ressaltou que “Belém tem recebido cada vez mais visitantes de todos os lugares do mundo, e queremos garantir, que o público tenha uma experiência incrível dentro do Parque. A oficina foi muito interessante, pois o trabalho em conjunto e a preparação dos colaboradores do complexo é essencial para aprimorar diversos fatores essenciais e assegurar a preservação dessa grande reserva natural”, enfatizou.

Serviço - Localizado na Avenida João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga, o Parque Estadual do Utinga funciona de quarta a segunda-feira, das 6h às 17h, e permanece fechado às terças para manutenção. O espaço recebe visitantes de todas as idades e também realiza agendamentos para visitas escolares e universitárias, que podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].
Texto de Sinval Farias, com a supervisão de Vinícius Leal