Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE
English Version

Campanha “Mamães Solidárias” mobiliza mães militares em doação de sangue no Hemopa

Ação em parceria com o Hospital da Aeronáutica de Belém reforça estoques da hemorrede estadual e marca início das homenagens pelo Mês das Mães

Por Aline Seabra (HEMOPA)
08/05/2025 15h17

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu nesta quinta-feira (8) a campanha “Mamães Solidárias”, em parceria com o Hospital da Aeronáutica de Belém (Habe). Realizada na sede da fundação, a iniciativa teve como objetivo mobilizar mães militares para participar e realizar ato voluntário de doação de sangue, contribuindo com o reforço dos estoques da hemorrede estadual.

A campanha “Mamães Solidárias” faz parte do calendário de ações externas da Fundação Hemopa e reforça o compromisso com a doação como gesto de amor e solidariedade. A iniciativa valoriza o papel das mães como protagonistas de ações que salvam vidas e promove a sensibilização da população para a doação regular de sangue. A parceria com o Hospital da Aeronáutica de Belém (Habe) foi fundamental para o sucesso da mobilização, e a participação das mães militares foi motivo de orgulho para a corporação.

Renata Bona Erse, fonoaudióloga e chefe de comunicação social do Hospital de Aeronáutica de Belém (Habe)

Para a fonoaudióloga e chefe da Seção de Comunicação Social do Habe, Roberta Bona Hercy de Souza, a parceria com o Hemopa é de extrema importância, pois mostra a união de duas instituições que têm compromisso em salvar vidas: “É uma enorme satisfação saber que podemos ajudar dessa forma. Esperamos que essa parceria continue por muitos anos e que, cada vez mais, consigamos despertar nas nossas mães militares essa consciência e iniciativa de doar sangue”, afirmou.

A assistente social da Fundação Hemopa, Priscila Nobre, também destacou a relevância da mobilização. “Hoje estou na Gecad. Essa campanha, em parceria com a AB, se repete anualmente. É uma ação muito importante para nós, pois marca o início da Campanha das Mães. Essa parceria já existe há bastante tempo, e as representantes da AB fazem questão de estar presentes. É uma campanha especial porque celebra o início das homenagens às mães.”

Renata Freitas Almeida, doadora

Entre as doadoras esteve a enfermeira Renata Freitas Almeida, com tipo sanguíneo O negativo, considerado universal, Renata já participava da campanha anteriormente, e após a maternidade, doou sangue pela primeira vez. “É o primeiro ano em que venho doar sangue sendo mãe. Meu bebê tem 1 ano e 3 meses. Estou muito feliz, porque sei que uma única bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas. Isso me deixa realizada e com o coração cheio de gratidão”, destacou.

Texto: Felipe Borges (estagiário) - Ascom/Hemopa