Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRÉDITO E INCLUSÃO
English Version

Empreendedoras de Santarém conhecem programas Banpará Comunidade, Empodera e CredCidadão

Iniciativas integram as estratégias do governo do Estado de valorização da economia popular e incentivo ao empreendedorismo em todas as regiões do Pará

Por Alailson Muniz (SRGBA)
07/05/2025 17h06

A Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas (SRGBA), visando promover inclusão produtiva e fortalecer a economia local, sediou na terça-feira (6) uma roda de palestras sobre os programas de microcrédito do governo do Estado - Banpará Comunidade, Empodera e CredCidadão. O encontro, realizado no auditório da SRGBA, em Santarém, reuniu dezenas de mulheres empreendedoras e lideranças comunitárias do oeste paraense.

Valdirene e Valquíria

As ações fazem parte do esforço do Governo do Pará destinado à ampliação do acesso ao crédito para pequenos negócios e empreendimentos liderados por mulheres, fortalecendo o empreendedorismo feminino e incentivando a economia nos bairros e comunidades.

Durante o evento, foram detalhadas as oportunidades oferecidas pelas linhas de crédito. As palestras foram conduzidas por Madson Gomes, representante do Banpará, e Raimundo Gazel, coordenador do Programa CredCidadão em Santarém. O objetivo foi esclarecer dúvidas e apresentar as formas de acesso aos recursos.

Oportunidade - Uma das participantes, Valdirene Vidal, artesã especializada em biojoias, macramê e decoração sustentável, disse que vê nos programas de Estado uma possibilidade de ampliar seu negócio, que valoriza a cultura e os insumos naturais da região.

“Trabalho com sementes, cascas, folhas e cipós adquiridos diretamente dos ribeirinhos das comunidades de Santarém. Com esse crédito, posso comprar mais matéria-prima e melhorar minhas produções. Isso fortalece meu trabalho e ajuda outras pessoas da comunidade”, destacou Valdirene, que mantém uma loja no Centro de Artesanato Cristo Rei.

Valquíria Santos, presidente da Associação Comunitária do Bairro Salvação, que reúne mais de 600 mulheres e atua no estímulo à geração de renda no bairro, disse que “queremos multiplicar esse conhecimento, levar para mais mulheres que empreendem e movimentam a economia local. É isso que transforma a realidade de muitas famílias”.

O secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Nélio Aguiar, enfatizou a importância das políticas públicas de crédito como ferramentas de desenvolvimento regional. “A economia do Baixo Amazonas pulsa pela força das pequenas iniciativas, especialmente lideradas por mulheres. Ao oferecer crédito com orientação, o governo do Estado está abrindo portas para que essas empreendedoras cresçam, gerem renda e ocupem espaços cada vez mais relevantes na economia local”, completou Nélio Aguiar.

Fomento - O CredCidadão é um programa do governo do Estado que oferece microcrédito acessível, com juros baixos — no máximo 1% ao mês — e possibilidade de renovação. Destinado a microempreendedores formais e informais, oferece até R$ 5 mil em crédito, para fomentar pequenos negócios, gerar emprego e movimentar a economia local.

O Banpará Comunidade e o Empodera, operados pelo Banco do Estado do Pará (Banpará), são voltados para pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) e microempresas. O Empodera é exclusivo para mulheres empreendedoras, promovendo o fortalecimento da autonomia financeira feminina.

Essas iniciativas integram a estratégia do governo estadual de valorização da economia popular e incentivo ao empreendedorismo em todas as regiões do Pará.