Serviços do PCT Guamá atendem setores produtivos, empresas e indústrias paraenses
O Complexo do Governo possui 12 laboratórios com mais de 400 pesquisadores à frente da prestação de serviços

Consultoria ambiental, estudos sobre manejo de resíduos sólidos e elaboração de tabelas nutricionais são alguns dos serviços oferecidos pelo Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém. O ambiente de inovação disponibiliza atendimentos com soluções para demandas em diferentes áreas, como Energia e Biotecnologia. Além da produção de pesquisas, os laboratórios instalados no complexo contam com estrutura, conhecimento técnico e científico para oferecer assistência a pequenas, médias e grandes empresas e indústrias da região.
O perfil dos laboratórios residentes ou associados ao parque tecnológico difere daqueles presentes em instituições de ensino tradicionais, pois contempla a possibilidade de prestação de serviços ao setor produtivo. Essa é a explicação de Renato Francês, diretor técnico da Fundação Guamá, Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) responsável pela gestão do PCT Guamá. Segundo ele, a execução de serviços e a geração de indicadores de inovação são características relevantes e diferenciais dos laboratórios que atuam em parques tecnológicos.
"Os laboratórios do parque foram criados com a missão de ir além dos limites do próprio parque e das universidades. Isso acontece por meio da prestação de serviços, do desenvolvimento de projetos de pesquisa, da produção de conhecimento inovador e até da criação de startups e spin-offs que nasceram dentro desses espaços. Ou seja, os laboratórios aqui oferecem uma combinação única de ciência, tecnologia e inovação", destaca.
Entre as áreas de atuação estão Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), alimentos, cosméticos, farmacêutica, energia, entre outras. Os laboratórios realizam serviços que vão desde análises laboratoriais para assegurar a qualidade de substâncias e compostos, até estudos sofisticados sobre organismos, genes, enzimas e compostos da biodiversidade com potencial de se transformar em produtos ou tecnologias.
Agilidade, excelência e segurança
Para a empresa 100% Amazônia, especializada no fornecimento de ingredientes para alimentos, bebidas e cosméticos, os serviços do PCT Guamá agregam valor ao negócio.

“Acreditamos na ciência e na inovação como ferramentas essenciais para agregar valor aos nossos produtos. Os laboratórios do parque são ambientes de excelência, cercados por pesquisadores altamente especializados. Mais do que um fornecedor de serviços, vemos essa colaboração como uma parceria estratégica de longo prazo. A confiabilidade, a competência técnica e o compromisso com a inovação fazem com que os laboratórios do PCT sejam sempre nossa primeira escolha”, afirma Jackeline Mendes, gerente de qualidade da empresa.
A empresa, localizada em Abaetetuba, é atendida há mais de quatro anos pelo Laboratório de Análise de Alimentos da Amazônia (Lanaam), da Universidade Federal do Pará (UFPA), residente do PCT. Estrutura moderna, precisão nas análises e atendimento qualificado são diferenciais destacados.
“A equipe é sempre solícita, ágil e comprometida em oferecer soluções que atendam às nossas necessidades com excelência. Essa parceria fortalece nosso trabalho e contribui para garantirmos produtos cada vez mais seguros, inovadores e sustentáveis para o mercado”, reforça Jackeline.
O Lanaam atende demandas como análises de composição nutricional, elaboração de tabelas nutricionais, perfil de ácidos graxos, controle de qualidade de óleos, pH, acidez e açúcares. Os laudos são personalizados e seguem as exigências legais. As análises são realizadas em Belém e outros municípios, beneficiando empresas processadoras de frutas, óleos, laticínios, chocolate e derivados.
“Procuramos oferecer serviços analíticos com agilidade, segurança e confiabilidade para nossos parceiros e também auxiliá-los no desenvolvimento, implementação e validação de metodologias voltadas para atender as exigências do mercado", reforça Luiza Meller, coordenadora do laboratório.
Josué Tuma, supervisor de controle de qualidade da Belém Bioenergia Brasil, empresa produtora de óleo de palma com polos em Tailândia e Tomé-Açu, também utiliza os serviços do Lanaam.
“Como necessitamos realizar análises externas para validação de metodologias, procuramos os serviços do laboratório por ser voltado para análises comumente utilizadas na indústria alimentícia, e também por ser um laboratório de referência. A experiência tem sido boa, pois temos acesso com facilidade à equipe técnica e os resultados das análises não demoram para serem enviados”, pontua.
Atendimento a indústrias paraenses
Outro laboratório com atendimento especializado é o Núcleo de Controle Ambiental (NCA) da UFPA, também residente do PCT. Recentemente, o espaço atendeu uma empresa de gestão de resíduos sólidos, realizando um estudo para atestar a conformidade ambiental da operação. O trabalho envolveu levantamentos, cronogramas e visitas técnicas.
“Na avaliação procurou-se verificar, por meio de dados, se os processos estavam sendo realizados conforme as normas e os procedimentos de engenharia. Obviamente, esse planejamento e essas ações exigiram do grupo idas a campo, com verificações, medições e entendimentos de como está funcionando o novo sistema de gestão. É preciso entender que um sistema implementado em uma capital ou região metropolitana requer ações contínuas de implementação e verificação. É um sistema retroalimentar, necessário para identificar pontos de melhoria, pois as dimensões disso são enormes”, explica Neyson Mendoça, coordenador do laboratório.
O NCA atua em áreas como recursos hídricos, saneamento, meio ambiente, monitoramento de solos e tratamento de águas. Já realizou consultorias para avaliação da qualidade da água de Barcarena, elaboração de balanço de massa e cálculos de carga poluidora, além de apoio técnico a pesquisas científicas em meteorologia e climatologia, especialmente para o setor de mineração e energias renováveis.
“O NCA surgiu em caráter estratégico e inovador no estado do Pará para realizar programas e projetos voltados ao saneamento ambiental”, enfatiza Neyson.

Serviços especializados
Os laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do PCT Guamá aliam conhecimento científico à competitividade de mercado. Atualmente, são doze laboratórios em operação: um vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa) e 11 à UFPA. Projetos privados e públicos podem acessar os serviços do PCT Guamá. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (91) 3321-8908 e 3321-8909.
Laboratório de Qualidade de Água da Amazônia (LabÁgua/UEPA) - Atua em áreas como análises ambientais e monitoramento ambiental, e com serviços de análises de nutrientes e microbiológicas, licenciamento ambiental, monitoramento de corpos hídricos, entre outros.
Núcleo de Controle Ambiental (NCA/UFPA) - Atua em áreas como recursos hídricos, saneamento básico e meio ambiente, com serviços de monitoramento de solos e resíduos sólidos, hidrometria, ensaios de tratabilidade de águas para usos potáveis e industriais, entre outros.
Laboratório de Alta e Extra Tensão (Leat/UFPA) - Atua em áreas como ensaios elétricos em alta tensão, tanto na frequência industrial (60 HZ), quanto em tensões e correntes impulsivas, com serviços de ensaio de medição da tensão de referência em para-raios, realização de PD&I, atendimento por demanda, entre outros.
Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade (Ceabio/UFPA) - Atua em áreas como biotecnologia e biodiversidade, com serviços como mutagênese ambiental, pesquisa com células-tronco, pesquisa em ecologia de florestas tropicais, entre outros.
Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon/UFPA) - Atua em áreas como eficiência energética e sistemas elétricos, com serviços de certificação de edificações para a eficiência energética e conforto ambiental, qualidade elétrica de edificações, entre outros.
Laboratório da Qualidade do Leite (LabLeite/UFPA) - Atua em áreas como qualidade e segurança alimentar do leite, com serviços como Contagem Bacteriana Total do Leite (CBT), composição físico-química, legislação em análises microbiológicas, entre outros.
Laboratório de Tecnologia Supercrítica (Labtecs/UFPA) - Atua com análises com fluidos supercríticos e o desenvolvimento de produtos de alto valor agregado, com serviços de extração e impregnação supercrítica, nano e microencapsulamento, entre outros.
Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse/UFPA) - Atua em áreas como tecnologia da informação e comunicação, com serviços de inteligência computacional, processamento digital de sinais, rede de sensores, entre outros.
Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA/UFPA) - Atua em áreas como controle de qualidade de insumos amazônicos e reaproveitamento de resíduos industriais, com serviços de controle de qualidade, testes catalíticos, entre outros.
Laboratório de Engenharia Biológica (Engebio/UFPA) - Atua em áreas como engenharia genética e produção de insumos para o setor tecnobiológico, com serviços de bioinformática, manutenção e produção de células, entre outros.
Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (Cvacba/UFPA) - Atua em áreas como bioprospecção de espécies e controle de qualidade de materiais de origem vegetal, com serviços de atividade residual enzimática, análises de cacau, chocolate e derivados, entre outros.
Centro Integrado de Tecnologia (CITIAmazon/UFPA) - Atua em áreas como Engenharia de Software, Redes, Internet das Coisas, Segurança, Bioinformática e Inteligência Artificial, entre outros.
Referência em inovação na Amazônia
O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com a gestão da Fundação Guamá.
É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.
Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.
O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 40 associados (vinculados ao Parque, mas não fisicamente instalados), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e uma escola técnica.
O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.