Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONCERTO

Programa Bravíssimo traz a sonoridade do grupo Flautas Doces da Amazônia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/09/2015 12h15

Os sons da flauta doce vão dar o tom do Programa Bravíssimo, levado à Sala das Artes do Museu do Estado do Pará (MEP), na noite desta quinta-feira, 17. A programação terá inicio às 19h30, com entrada franca. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museus e Memorias (SIM), vai apresentar o Concerto do Grupo de Flautas Doces da Amazônia.

Formado a partir de uma atividade de extensão do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), o grupo tem o objetivo de proporcionar aos alunos de Flauta Doce uma troca de experiências que possibilite desenvolver repertório próprio para o instrumento e iniciar uma atividade artística com suporte pedagógico.

O grupo é coordenado pelo professor Acácio Cardoso e tem o apoio dos professores Luiz Carlos Tavares, Luís Balieiro e Miz Oliveira, que também ensinam flauta doce no Instituto Estadual Carlos Gomes. “Quando se fala em música instrumental logo se pensa em grandes orquestras, e não se valoriza a música de grupos menores como o nosso. Justamente por não temos tanto espaço para divulgar esse tipo de trabalho é que é uma honra poder tocar no MEP”, diz o professor.

Nas apresentações, o grupo chama atenção pela variedade de flautas doces e a delicadeza sonora que surpreende àqueles que não conhecem o instrumento. Essa variedade se dá pelo o uso de sete diferentes tamanhos de flautas, tocadas por quase 20 componentes, o que torna a sonoridade do conjunto algo ímpar.

O Flautas Doces da Amazônia iniciou suas atividades em outubro de 2011 e, desde então, já participou de vários eventos e projetos da Fundação Carlos Gomes, como o “Música na Escola”, “Música e Cidadania”, “Festival de Música Brasileira - IECG” e concertos didáticos no Theatro da Paz. Frequentemente, o grupo se apresenta na sala Ettore Bósio, do Conservatório Carlos Gomes, e também em diversos eventos abertos à comunidade. Desde 2012 participa da programação do Festival Internacional de Música do Pará.

Serviço: Programa Bravíssimo, com o Concerto do Grupo de Flautas Doces da Amazônia. Dia 17/09, às 19h30, na Sala das Artes do Museu do Estado do Pará (MEP). Entrada franca.