Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA NOS RIOS
English Version

Agentes do Grupamento Fluvial são capacitados em condução de embarcações

Curso desenvolvido pela Marinha do Brasil visa capacitar 32 agentes para atuação integrada nas frentes de combate à criminalidade

Por Ascom (Governo do Pará)
29/04/2025 13h20

O Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), está realizando o curso “Especial Para Tripulação de Embarcação do Estado no Serviço Público (ETSP)”, desenvolvido pela Marinha do Brasil, com objetivo de promover a integração das forças por meio do conhecimento, e assim garantir que a segurança nos rios seja realizada com mais agentes especializados em suas frentes de atuação. No total, 32 servidores das forças de segurança e órgão de fiscalização participam da capacitação.

Para Ualame Machado, titular da Segup, o investimento em capacitações como essa são importantes para a integração das forças de segurança. "Investir em capacitação significa investir diretamente na melhoria não apenas do trabalho, mas também na humanização dos agentes entre si. Essa troca de experiência favorece a todos que atuam na segurança dos rios, rotas tão características e peculiares da nossa região, onde atuamos de forma estratégica no combate ao tráfico de drogas, à criminalidade violenta e em crimes ambientais”, disse o secretário.

Profissionais de civis e militares ampliam seus conhecimentos teóricos e práticos

Qualificação - O curso é direcionado a condutores de lanchas, e qualifica 32 agentes públicos, sendo 14 da Secretaria de Estado de Meio Ambientes e Sustentabilidade (Semas), 11 policiais militares, três policiais civis, três militares do Corpo de Bombeiros e um do Exército Brasileiro. A capacitação, iniciada no dia 22 de abril inclui aulas teóricas sobre navegação, primeiros socorros, manobras de navegação, sobrevivência, legislação e outras áreas de capacitação específicas. São 48 horas de carga horária, divididas entre teoria e prática. O curso será encerrado na quarta-feira (30), e reitera o compromisso com a qualificação dos agentes que fazem a segurança nos rios.

Os treinamentos visam ampliar o número de agentes capacitados para conduzir e realizar atividades ostensivas nos rios, uma vez que o aumento desse efetivo significa expandir a capacidade de áreas alcançadas pelo policiamento aquático, ressaltou o tenente-coronel Bruno Anaisse, coordenador Operacional do Grupamento Fluvial de Segurança.

"O treinamento consiste em ampliar a rede de proteção do Estado, através da capacitação de servidores, permitindo que cada um desempenhe papel ímpar dentro da sua área de atuação, com mais preparo e treinamento. A Semas atua diretamente no combate aos crimes ambientais; a Polícia Militar realiza o policiamento ostensivo e deflagra diligências, e a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros trabalham de forma integrada na segurança. A ideia é que esses agentes possam atuar com mais facilidade em suas frentes de trabalho", acrescentou o coordenador.

Para Lorena Leal, servidora da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, "a Semas atua em várias frentes envolvendo ilícitos ambientais, como a fiscalização de balsas e a defesa dos rios. Para isso, exigem treinamentos especializados em embarcações. Portanto, é de extrema importância esse momento de aprendizado e treinamento integrado com as demais forças, ampliando nosso entendimento de como melhorar o trabalho a partir da vivência de cada um que compõe a segurança do Estado".

Texto: Rubens Alves, com supervisão de Walena Lopes - Ascom/Segup