Projeto Rádio Escola promove reinserção escolar entre adolescentes
Benedito Pereira, 17 anos, poderia ser mais um dos muitos jovens a entrar nas estatísticas de desistência escolar. Durante três anos ele ficou sem estudar, mas resolveu voltar para concluir o ensino médio. O incentivo ao retorno veio na forma do programa de rádio desenvolvido na Escola Estadual Hilda Vieira, onde ele estuda, uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação e Comunicação (Seduc e Secom) intitulada Projeto Rádio Escola.
"Na rádio eu conheço músicas novas e faço parte de um grupo de colegas. Sempre fui tímido e agora tenho amigos. Passo o dia inteiro aqui e até meu comportamento em casa melhorou. Com a rádio, espero que aumente o interesse dos alunos pelas atividades da escola”, declara Benedito.
O antigo aluno da Escola Hilda Vieira, Francisco Sousa, de 19 anos, também melhorou o desempenho escolar. Ele foi convidado a retornar ao projeto como monitor. “Me convidaram para assumir como monitor aqui. Faço praticamente de tudo, ajudando os alunos. Eu acredito que através da rádio os alunos podem superar a timidez, assim como eu. Com o projeto, estamos tentando fazer com que alunos interajam com a escola", explicou.
Iniciado no segundo semestre de 2014, o Rádio Escola vem trabalhando por módulos dentro das escolas. Atualmente o projeto é desenvolvido nas Escolas Estaduais: Hilda Vieira, Palmira Gabriel e Aldebaro Klautau. As rádios escolares que participam do módulo de oficinas contam com um professor responsável por todo o monitoramento e sua programação é inteiramente produzida pelos estudantes.
O coordenador do projeto pela Secom, Felipe Braun, enfatiza que apesar de cada módulo possuir especificações, eles são trabalhados de forma contínua, começando por orientações básicas até finalizar com inserções que entrarão em horário especial na grade da Rádio Culura FM. "O objetivo deste módulo é dar continuidade ao Projeto, fazendo com que os alunos desenvolvam melhor as habilidades para realizar um programa de rádio, como a criação de roteiros e a gravação. Também pretendemos estabelecer um vínculo mais próximo entre os alunos, a Secom e a Seduc, que coordenam o Rádio Escola", explicou.
Após a conclusão da oficina, os estudantes produzirão pequenos programas e spots sobre temas de interesse da comunidade escolar, como o Enem. Toda essa programação e demais atividades podem ser acompanhadas na fanpage Projeto Rádio Escola.