Hemocentro de Santarém faz campanha de doação de sangue no Sairé
O Hemocentro Regional de Santarém (HRS) prossegue até a próxima sexta-feira, 18, com a campanha “Hemopa no Sairé 2015”. Iniciada na última segunda-feira, 14, a ação visa aumentar o estoque estratégico da unidade durante o período da tradicional festa folclórica e tem como meta a coleta de 200 bolsas de sangue.
Anaidis da Silva, assistente social do HRS, explica que as doações feitas em agosto trouxeram controle ao banco de sangue, mas o período festivo eleva o número de pessoas na cidade. “Sempre existe a necessidade de aumentar as doações. Além do mais, temos dois grandes hospitais de média e alta complexidade com grande demanda. Este gesto de solidariedade faz toda a diferença para aquele paciente que precisa da generosidade dos doadores de sangue", afirma.
A técnica do hemocentro informa ainda que o HRS apresenta a média mensal de 544 coletas, para o atendimento médio de 672 transfusões de sangue, em Santarém e outros 18 municípios do oeste do Pará.
Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que pese acima de 50 quilos e que tenha entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum – ao contrário, o doador deve estar bem alimentado. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, basta ser saudável e ter entre 18 e 55 anos. É necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: O Hemopa em Santarém está localizado na Avenida Frei Vicente, alamedas 30 e 31, S/Nº, Aeroporto Velho. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h. Alô Hemopa: 0800 280 8118.