Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIVERSÃO GRATUITA
English Version

Crianças terão manhã especial com coruja e arte ecológica no Mangal das Garças neste domingo (27)

Projetos Momento Ecozoo e Ecoarte prometem unir diversão e consciência ambiental

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
24/04/2025 15h16
Foto: Divulgação

Neste domingo, 27 de abril, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças irá oferecer uma programação educativa e encantadora voltada para o público infantil. A partir das 9h, o espaço recebe duas iniciativas que prometem unir diversão e consciência ambiental: o Momento Ecozoo e o Projeto Ecoarte. A entrada é gratuita, e as atividades irão ocorrer no anfiteatro do Parque.

A manhã começa com a participação da simpática coruja Olívia, estrela do projeto Momento Ecozoo, às 9h. A ave da espécie morucututu estará completando 10 anos de vida, e será apresentada pela equipe técnica do Parque, que destacará as características, modo de vida, bem como a importância das corujas no equilíbrio ambiental. Também é um momento em que todos podem tirar suas dúvidas, conhecer curiosidades e fazer um registro do animal.

“Essa é uma oportunidade de aproximar as crianças da natureza de forma lúdica. Ao conhecerem um animal silvestre como a Olívia, elas desenvolvem empatia e aprendem sobre conservação de maneira afetiva”, explica Basílio Guerreiro, biólogo do Mangal.

Logo em seguida, às 10h, tem início a oficina de móbile ecológico, dentro do projeto Ecoarte. A proposta é estimular a criatividade dos pequenos utilizando elementos naturais encontrados no próprio Parque, como folhas secas, galhos e sementes, transformando-os em brinquedos artísticos.

Foto: Beatriz Santos

A programação integra os esforços do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Organização Social Pará 2000, que administra o espaço, em promover a educação ambiental desde a infância.

“Projetos como o Ecozoo e o Ecoarte são fundamentais para despertar nas novas gerações o senso de responsabilidade ambiental. No Mangal, a criançada aprende brincando”, destaca Fernanda Scaramuzzini, coordenadora de Marketing, Comunicação e Cultura da OS Pará 2000.

Programação Diária - Além da programação especial, o Parque mantém diariamente outras atividades educativas, como a alimentação de iguanas, tartarugas e garças, além da soltura de borboletas e apresentações de rapinantes. Confira:

8h30 – Alimentação das iguanas

9h – Passeio mini rapinante (terça a sexta-feira)

10h – Soltura das borboletas (consultar previamente na bilheteria)

10h15 – Alimentação de tartarugas

11h – Alimentação das garças

15h – Alimentação das garças

17h – Passeio com as corujas (terça a sexta-feira)

17h30 – Alimentação das garças

 Serviço:

Programação infantil gratuita – Ecozoo e Ecoarte

Data: Domingo, 27 de abril, a partir das 9h

Local: Anfiteatro do Parque Zoobotânico Mangal das Garças – Rua Carneiro da Rocha, s/n, Cidade Velha.

Ingresso: Entrada franca. Para espaços monitorados (borboletário, memorial e farol), o valor é R$ 9,00 (meia: R$ 4,50).

Texto: Beatriz Santos – Ascom/OS Pará 2000