Iesp celebra 16 anos de pioneirismo na formação do ensino de segurança pública
Responsável pela formação dos servidores que integram as forças de segurança do Estado e também de outras unidades da federação, o Instituto de Ensino e Pesquisa de Segurança Pública (Iesp) comemorou 16 anos de criação com uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 15, na sede da instituição, localizada em Marituba, Região Metropolitana de Belém. O evento foi presidido pelo titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, que representou o governador Simão Jatene na ocasião, e coordenado pelo diretor do Iesp, tenente-coronel Lima e Silva.
Autoridades militares municipais, estaduais e federais prestigiaram a programação. Entre os gestores do Sistema de Segurança Pública presentes à cerimônia estavam os secretários adjuntos de Gestão Administrativa, Claudio Lima; de Inteligência e Análise Criminal, Rogério Luz, além dos comandantes da Polícia Militar, coronel Roberto Campos; do Corpo de Bombeiros, coronel Nahun Fernandes, e o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino. Também acompanhram as comemorações o tenente-coronel Marcelo Simonetti, atual comandante da Academia da PM “Coronel Fontoura”, e o ex-comandante geral da PM, coronel João Vieira.
Em 2014, o Iesp recebeu credenciamento do Ministério da Educação (MEC) e tornou-se uma instituição de ensino superior. Atualmente, constitui uma unidade de ensino com gestão própria, autonomia didática, científica e disciplinar, mantida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup). Com 23 anos, Jéssica Gonçalves está entre os 118 cadetes atualmente em formação no Iesp. “Acredito que há, sim, muito o que se comemorar. Temos melhores instalações físicas, um bom acervo em nossa biblioteca e espaços adequados, além de outros em obras”, elencou. O Instituto mantém convênios com as Universidades Federal (UFPA) e do Estado do Pará (Uepa), o que têm garantido a formação de especialistas e de mestres.
Após o procedimento de revista à tropa - formada por cerca de 90 cadetes da Polícia Militar - feito pelo secretário Jeannot Jansen, e do desfile do pavilhão nacional, a solenidade abriu espaço para a entrega das medalhas do “Mérito do Ensino Integrado de Segurança” àqueles que prestaram serviços relevantes ao Iesp. Estão entre os agraciados os comandantes da PM, coronel Roberto Campos; do Corpo de Bombeiros Militar, Nahun Fernanes, além da presidente do Conselho Estadual de Educação, Suely Menezes; o coronel da reserva da PM Nonato Lima; o titular da Segup, general Jeannot Jansen, dois professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e servidores da própria instituição.
“Esse momento é importante não apenas por conta da formação que hoje temos condição de proporcionar aos nossos agentes, mas, principalmente, pela integração dos órgãos de defesa - Polícia Militar, Polícia Civil, dos Bombeiros, Centro de Perícias Científicas e outros -, o que ajuda a fortalecer o sistema de segurança pública como um todo”, ressaltou Jeannot Jansen. O diretor do Iesp, tenente-coronel Lima e Silva, fez um agradecimento especial ao governador Simão Jatene. “É inegável que durante as três gestões do atual governo o Instituto recebeu investimentos que possibilitaram a ampliação e modernização de nossas instalações, o que tornou o Iesp uma referência no ensino e formação de agentes de segurança”, ressaltou.
O delegado geral Rilmar Firmino destacou que a carreira de muitos gestores da área de segurança iniciou juntamente com a implantação do Instituto. “Há 16 anos ingressei no Iesp. Tive o privilégio de representar a Polícia Civil, juntamente com os cadetes, no evento de inauguração do estande de tiros, e me orgulho de ter sido formado aqui e hoje atuar como gestor", lembrou. "Faço parte dessa história e acompanhei a criação do Instituto ao lado do então governador Almir Gabriel. É recompensador ver que o Iesp se tornou uma instituição reconhecida pela qualidade do ensino que oferece e também pioneira nesse tipo de formação no Brasil”, pontuou o ex-comandante da PM, coronel João Vieira.
Atualmente, o Iesp mantém duas turmas de Especialização composta por alunos das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. São elas:
* Gestão Estratégica em Defesa Social - Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar (CSPBM/2015), destinada a majores, tenentes coroneis e delegados de Polícia Civil, com 35 alunos, sendo três oficiais da PM do Maranhão e um bombeiro militar do Mato Grosso.
* Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Delegados de Polícia (CAODP/2015), Especialização em Defesa Social e Cidadania, composta por 35 capitães da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Pará, além de três alunos do Maranhão e um do Amapá.
Vale destacar que estas são as primeiras turmas de Especialização do Iesp depois de certificado como Instituição de Ensino Superior, credenciado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).