Polícia Militar inicia nova etapa de formação em operações de choque
Os cursos vão preparar os agentes para missões de alta complexidade, como o controle de distúrbios civis e operações táticas em ambientes urbanos e rurais
A Polícia Militar do Pará iniciou, na quarta-feira (23), uma nova etapa de capacitação das tropas com a aula inaugural dos cursos de Choque Montado (I-CCM) e de Operações de Choque (VII-COPC), no auditório do Comando-Geral da corporação, em Belém, reunindo autoridades militares e alunos das duas formações.
Os cursos visam preparar policiais militares para atuar em missões de alta complexidade, como o controle de distúrbios civis, reintegrações de posse, intervenções em unidades prisionais e operações táticas em ambientes urbanos e rurais.

Durante o evento, uma aluna do curso de Choque Montado, capitã Jessica Gonçalves, destacou a importância da qualificação. "A expectativa é conseguir alcançar o tão sagrado elmo de aço. É uma caminhada árdua, mas tenho certeza de que, ao final, serei uma profissional muito mais aperfeiçoada", disse a militar.
A formação dos operadores de choque é pautada por modernas técnicas e tecnologias, com ênfase no controle de multidões e na atuação em situações críticas. Os conteúdos priorizam o desenvolvimento do domínio técnico, resistência física e emocional, e respeito aos princípios da Doutrina de Uso Diferenciado da Força.

Evolução - O chefe do Estado-Maior da PM, coronel Ariel Sampaio, também ressaltou o papel da qualificação constante no combate à criminalidade e no aprimoramento do serviço público:
"Estou feliz porque não apenas pessoas do Brasil, mas também de fora do País, estão buscando esses cursos. A Polícia Militar tem evoluído muito. A missão é árdua, mas o resultado disso tudo é um serviço cada vez melhor prestado à sociedade", reiterou o coronel.
Com a abertura das novas turmas, o Governo do Pará, por meio da Polícia Militar, reafirma seu compromisso com a valorização e o aperfeiçoamento dos agentes, contribuindo para o fortalecimento da segurança pública.