Polícia Científica registra mais de 370 exames periciais no feriado prolongado
A Operação mobilizou mais de 90 profissionais, entre peritos criminais, médicos legistas, auxiliares técnicos de perícia e auxiliares operacionais
Em mais um feriado prolongado, a Polícia Científica do Pará (PCEPA) participou das ações de segurança nos principais balneários do Estado, por meio da Operação Semana Santa. Organizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a perícia criminal atuou em parceria com os demais órgãos, para garantir tranquilidade a quem aproveitou o feriado em Belém e outros municípios.

Durante a Operação Semana Santa, iniciada na última sexta-feira (18) e finalizada na terça (22), foram realizados 379 exames periciais, sendo 297 de medicina legal e 82 de criminalística. A maioria dos exames envolveu lesão corporal, com 233 perícias. Houve ainda 59 perícias para drogas de abuso e 12 em locais de crimes, com destaque para exames periciais em vivos.
Mais de 90 servidores atuaram na Operação, entre peritos criminais, médicos legistas, auxiliares técnicos de perícia e auxiliares operacionais, distribuídos pela sede, em Belém; nas Coordenadorias Regionais, localizadas nos municípios de Castanhal, Marabá, Santarém e Altamira, e Núcleos Avançados em Abaetetuba, Bragança, Paragominas, Parauapebas, Tucuruí, Itaituba.

Também foram deslocadas equipes para o Distrito de Mosqueiro (em Belém) e município de Salinópolis, na costa atlântica paraense. Os peritos criminais atuaram em perícias de local de crime contra a pessoa, envolvendo remoção de cadáver, exame sexológico e de custodiados, em casos de flagrante, e exames de drogas de abuso - todos com atendimento nas 24 horas -, assim como em local de crime contra o patrimônio, veículos e objetos.
Texto: Amanda Monteiro - Ascom/PCEPA