Professores da rede estadual de 13 municípios participam de formação em Marabá
O objetivo da formação para o ‘Prepara’ e ‘Prepara Mais’ é apresentar diferentes metodologias para trabalhar o material e elevar a qualidade de ensino nas escolas públicas estaduais
Professores das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, bem como especialistas em Educação que atuam no Ensino Médio da rede estadual pública de ensino participam, nos dias 23 e 24 de abril (quarta e quinta-feira), da formação "Prepara" e "Prepara Mais", promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na Escola Estadual Anísio Teixeira, em Marabá, município da Região de Integração Carajás, no sudeste paraense.
Além de Marabá, participaram da formação professores dos municípios de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

Engajamento - A qualificação, voltada ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), apresenta diferentes metodologias para trabalhar o material “Prepara” e “Prepara Mais”, elevando a qualidade de ensino nas escolas públicas estaduais, e buscando melhorar cada vez mais os resultados nos exames externos. Em Belém, a formação ocorreu de forma presencial, na sede da Seduc, e também com transmissão on-line, na última quarta-feira (15).
"Esse é o momento para engajar os professores, e mostrar que eles também são os grandes protagonistas do ensino e aprendizagem; apresentar os materiais didáticos inovadores construídos pela rede, feitos pelos nossos profissionais de educação; falar dos outros materiais, como o 'Prepara', o caderno de atividades complementares, todo o material e suporte que eles nunca tiveram antes, para que possam olhar para a realidade de cada escola e cada aluno, e fazer a melhor usabilidade possível. É uma oportunidade também para que possamos ouvi-los, saber quais os desafios, fazermos um excelente ano e ter um resultado do Saeb bem melhor que em 2023", informou o secretário-adjunto de Educação Básica da Seduc, Júlio Meireles.
O professor formador na área de Linguagens é Rafael Rigoni, com mestrado e doutorado em Letras, além de 14 anos de experiência. Para ele, que leciona em Curitiba (capital do Paraná), o objetivo da formação é mostrar a lógica do material e promover momentos de reflexão, para que cada cidade possa olhar para o material e pensar como usá-lo. “Eu consigo aplicar a minha realidade, a minha vivência, a vivência dos meus alunos nesse material. A gente montou encontros pedagógicos, onde toda a estrutura do material vai ser discutida, apresentada. Mas ela tem vários espaços para os professores olharem e discutirem como que consigo trabalhar essa estrutura, essa lógica no meu contexto, na minha realidade”, explicou o formador.

Suporte - Participando do ciclo de formação em Marabá, a professora de Língua Portuguesa da rede estadual Daysiane Cardoso, que leciona há 12 anos, disse que “essa formação chegou numa boa hora, muito oportuna, tendo em vista que o material ‘Prepara’ traz para a gente, como professor, um suporte totalmente diferenciado, voltado para a prova Saeb com uma proposta inédita no Estado. Nesta formação, tivemos oportunidade ainda de conhecer novas ferramentas tecnológicas, para tornar o dia a dia em sala de aula mais atrativo”.
O professor de Matemática Allyson Negreiros, com 21 anos de experiência em sala de aula, definiu o encontro de professores como uma oportunidade valiosa para troca de experiências, aprendizados e reflexões entre educadores.
“Momentos como esse fortalecem nossa prática pedagógica e reafirmam o compromisso com uma educação de qualidade. O foco principal é garantir que o aluno seja o verdadeiro protagonista do processo educativo. Queremos que cada estudante se sinta preparado não apenas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Saeb e Sispae (Sistema Paraense de Avaliação Educacional), mas também para os desafios da vida, com pensamento crítico, autonomia e confiança em seu próprio potencial”, ressaltou o docente, complementando que, ao unir forças, os professores aprendem uns com os outros, compartilham estratégias e reforçam a importância de um ensino que realmente funcione, que flua de forma natural, dinâmica e eficaz. Segundo ele, um ensino centrado na aprendizagem, que respeita o tempo de cada aluno e valoriza suas conquistas.
O professor Allyson Negreiros disse esperar, ainda, que encontros como esse continuem sendo espaços de inspiração, motivação e construção coletiva, sempre com o olhar voltado para uma educação transformadora.
Para Magno Barros, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Marabá, "esse encontro confirma o compromisso da Seduc em fortalecer o trabalho pedagógico das escolas e, acima de tudo, em apoiar o professor. É fundamental que ele perceba que não está sozinho no processo de ensino e aprendizagem. As responsabilidades precisam ser compartilhadas, e cabe à Seduc oferecer o suporte necessário para que os resultados sejam mais assertivos e transformadores”.
Texto: Emilly Coelho - Ascom/SRGSP