Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Policlínica/Natea Carajás completa 15 dias com mais de 1.200 atendimentos

Unidade do Governo do Pará oferece atendimento especializado e exames com acolhimento humanizado para 17 municípios da região

Por Ascom (Governo do Pará)
22/04/2025 19h13

A Policlínica/Natea Carajás Miguel Chamon, em Marabá, completou nesta terça-feira (22), 15 dias de funcionamento, se firmando como importante polo de saúde na região sudeste paraense. Desde o início das atividades, em 07 de abril, a unidade realizou mais de 1.200 atendimentos, oferecendo exames e consultas em diversas especialidades. 
  
Morador de Rondon do Pará, André Santos Viana, 24 anos, foi encaminhado para consulta especializada com o gastroenterologista na Policlínica. “Sou grato pela criação desse novo centro de saúde, ficou bonito e acolhedor. Em poucas horas, consegui vir até Marabá para ser atendido pelo especialista. É um avanço para os moradores da região”, explicou.
 
Na unidade do Governo do Pará, já foram realizadas mais de 300 consultas especializadas, com destaque para as áreas de cardiologia, ginecologia, hepatologia, nefrologia, ortopedia, urologia e gastroenterologia. A Policlínica também ultrapassou a marca de 900 exames realizados, entre eletrocardiogramas, raios X, ultrassonografias, análises clínicas e diversos procedimentos laboratoriais e de diagnóstico por imagem.
 
Outro paciente beneficiado é Raimundo Rocha Barbosa, de 74 anos, morador de São Domingos do Araguaia, na região de Carajás. Encaminhado para consulta com o cardiologista, ele destacou a importância da nova unidade: “Essa policlínica é uma bênção para os idosos e para todos que precisam de cuidados médicos. Fui bem recebido por todos, e já saí com um plano de tratamento”, enfatizou o usuário.
 
A secretária de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), Ivete Gadelha Vaz, ressaltou o impacto positivo da Policlínica/Natea Carajás para a região. “Essa unidade representa um marco no fortalecimento da rede de saúde pública no interior do estado. Estamos comprometidos em ampliar o acesso da população aos serviços especializados, reduzindo as desigualdades regionais e garantindo atendimento digno a todos. Os números alcançados em apenas 15 dias são prova do sucesso dessa iniciativa”, afirmou.
 
Serviços  - Os serviços implantados de forma gradativa na unidade, sob a gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), alcançarão, em sua plena capacidade, uma ampla oferta de atendimentos. Estes incluem consultas em mais de 30 especialidades médicas e multiprofissionais, realização de exames laboratoriais e de imagem, além da execução de diversos procedimentos cirúrgicos, garantindo um atendimento integral e de qualidade à população.
 
“Estamos orgulhosos pelos resultados obtidos nestes primeiros 15 dias. Mais de 1.200 atendimentos significam milhares de vidas impactadas positivamente. Nosso objetivo é continuar expandindo os serviços ofertados e garantir que cada paciente seja acolhido com qualidade e humanização”, destacou Joabe Lopes, diretor executivo da Policlínica.  
 
O diretor ainda destacou que nos próximos meses, a expectativa é de que os números de atendimentos cresçam ainda mais, consolidando a Policlínica como um polo de excelência em saúde para toda a região de Carajás. “"Estamos apenas no começo dessa jornada, e já é possível ver o quanto essa unidade tem transformado a vida das pessoas. Nosso compromisso é seguir trabalhando para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado”, explicou Joabe.  
 
Regulação - Os atendimentos da Policlínica são regulados pela Central Estadual de Regulação, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA). Para ter acesso aos serviços, o cidadão deve procurar uma unidade básica de saúde em seu município. Após avaliação, o profissional de saúde fornecerá o encaminhamento necessário. Em seguida, o paciente deve apresentar o documento de encaminhamento e seus dados pessoais à Secretaria Municipal de Saúde, que fará o cadastro e o agendamento no Sistema Estadual de Regulação.

Abrangência - A unidade atenderá a população de 17 municípios da região de Carajás: Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

Texto: Ederson Oliveira