Aula inaugural do Mestrado em Ensino da Matemática acontece nesta quinta (17)
O presente e o futuro da sala de aula, a visão original sobre o uso de tecnologias digitais em educação matemática, assim como as principais tendências para lidar com dificuldades na aprendizagem são assuntos abordados nos livros do doutor em Educação Matemática pela Cornell University, nos Estados Unidos, professor Marcelo Borba. As obras “Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática” e “Educação a Distância Online” são resultados de anos de estudos e pesquisas dentro e fora do Brasil.
O professor visitou e ministrou palestras em 17 países e foi convidado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) a ministrar a aula inaugural do Mestrado Profissional em Ensino da Matemática, nesta quinta-feira, 17, às 16h, na sala de recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo, em Belém.
“Falarei sobre a relação entre pesquisa em educação matemática e a atuação em sala de aula”, explica Marcelo Borba, baseado em perguntas, coleta de dados, análise, revisão de literatura, referencial teórico e tecnologias. Uma das questões na apresentação de Borba é o questionamento sobre o uso de computadores para ensinar funções no ensino médio e como as tecnologias digitais têm sido utilizadas nas licenciaturas de matemática a distância. O pesquisador também falará sobre pesquisas colaborativas, atividades pedagógicas propostas a estudantes e pesquisas feita fora da sala de aula.
O Mestrado Profissional em Ensino de Matemática foi implantado este ano na Uepa. O novo curso representa mais uma oportunidade para desenvolver o ensino no estado. “Uma das metas do Plano Estadual de Educação é oferecer pós-graduação a professores da rede pública. Então, com esse mestrado voltado para os professores que estão em sala de aula vamos ter condições de contribuir para o alcance dessas metas”, enfatiza o diretor do CCSE e professor de matemática, Pedro Sá.
O primeiro edital foi publicado em junho e ofertou 30 vagas em duas linhas de pesquisa: Metodologia para Ensino de Matemática no Nível Fundamental e Metodologia para Ensino de Matemática no Nível Médio. O certame foi composto por quatro fases, prova escrita, proposta de pesquisa, entrevistas e avaliação do currículo. O resultado final foi divulgado em 8 de setembro.