Sespa sedia encontro para construção da linha de cuidado do câncer de boca
Representantes de municípios, do Governo do Pará e Governo Federal dialogaram sobre o processo de atendimento, desde a Atenção Primária até a reabilitação dos pacientes
O Pará continua avançando no cuidado à saúde bucal. Nesta quinta-feira (17), a sede da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em Belém, recebeu participantes de reunião estratégica para construção da linha de cuidado do câncer de boca. A ação, promovida pela Coordenação Estadual de Saúde Bucal, reuniu representantes de municípios, do Estado e governo federal, e apresentou esforços e tratativas destinadas a pacientes oncológicos no Pará.
O assessor técnico da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Gustavo Ribeiro, explicou que o Ministério está formulando diretrizes para a linha de cuidado do câncer de boca, alinhadas com os Estados.

“A proposta é que a gente entenda as realidades dos estados, desde a Atenção Primária até a reabilitação, após o tratamento. E que possamos incorporar essas vivências que estamos podendo experimentar nos territórios dentro das nossas diretrizes. Após a publicação, a nossa ideia é que os estados tenham a possibilidade de publicar suas diretrizes e transformar isso em cuidado para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Esse é o nosso objetivo maior”, enfatizou Gustavo Ribeiro.
Segundo o assessor técnico, o encontro reúne representantes de órgãos que participam dessa linha de cuidado, desde a Atenção Primária - o dentista que faz o primeiro atendimento - até o atendimento nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e na atenção hospitalar.
“O que vamos fazer aqui hoje é uma dinâmica para construção da linha com esses atores, desenhando a trajetória desse paciente até a reabilitação e o cuidado pós-tratamento”, informou o assessor.

Convênio - Tatiana Toporcov, professora de Saúde na Faculdade Pública da Universidade de São Paulo (USP), detalhou em sua apresentação que o Ministério da Saúde está propondo uma nova linha de cuidado do câncer de boca no Brasil, e com isso firmou convênio com a Faculdade de Saúde Pública da USP, para coordenar o Comitê Científico, que reúne cerca de 40 pesquisadores, de diversos estados, que dão apoio técnico-científico a essa construção.
“Nesse momento, nós estamos indo a alguns estados para fazer uma escuta ativa, entender as diferentes realidades, ouvir o que gostariam de ver em uma diretriz de linha de cuidado, que pode colaborar com a construção dos próprios estados, e o Pará é um dos primeiros estados que a gente está vindo”, disse Tatiana Toporcov.
Avanços - Alessandra Amaral, coordenadora Estadual de Saúde Bucal da Sespa, reforça a importância para o Estado da construção dessa linha de cuidado. “Nós vamos construir juntos - municípios, Estado e governo federal -, as diretrizes do câncer de boca. O nosso Estado já consegue atender aos 144 municípios, e agora nós vamos organizar e perpetuar uma linha de cuidado. Isso é histórico, é grandioso para toda a população do Pará”, ressaltou.
A coordenadora disse ainda que o Estado já tem a rede de Atenção Básica, CEOS e laboratórios para biópsia, além de hospitais para esse atendimento. O encontro, segundo ela, oficializa essa rede de cuidado com a parceria do Ministério e dos municípios.
“Agora, será tudo oficializado e com diretrizes. O Ministério da Saúde veio para ter como base o nosso Estado, que já é um modelo para os demais do Brasil. Fomos muito elogiados nas visitas ontem. Mostramos como é feita essa atenção, e eles ficaram maravilhados. Essa é a primeira vez que eles estão vindo conhecer, para poder implantar no Brasil toda uma linha de cuidado e, com o nosso modelo, eles vão poder multiplicar em outros estados”, acrescentou a coordenadora.
Texto: Suellen Santos - Ascom/Sespa