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HRPL promove workshop de interação de processos para manter a excelência do atendimento aos usuários

Unidade de saúde mantém a acreditação ONA II, consolidando-se como um polo de referência na prestação de serviços hospitalares.

Por Ascom (Governo do Pará)
16/04/2025 17h16

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, sudeste paraense, referência em especialidades como Neurologia, Traumatologia, Oncologia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Urologia e Ginecologia, oferece atendimento especializado e humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de 23 municípios da Região de Saúde Metropolitana III, com regulação vinculada aos 3º e 5º Centros Regionais de Saúde (CRS). Reconhecido pela excelência na qualidade e segurança do cuidado centrado no paciente com a sua gestão integrada, mantém a acreditação ONA II, consolidando-se como um polo de referência na prestação de serviços hospitalares.

Ao longo desta semana, a unidade hospitalar, promoveu "Workshop de Interação de Processos", com o tema: "Interação para cuidar melhor – Alinhando Processos à Jornada do Paciente". Durante a iniciativa, foi construído um cronograma estratégico de ações, incluindo simulados e treinamentos voltados à qualificação contínua das equipes multiprofissionais. Além disso, o evento teve o intuito de revisar os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e os protocolos institucionais, para otimizar fluxos internos e aprimorar a experiência dos usuários, garantindo um atendimento cada vez mais eficiente, seguro e humanizado.

Aprovação – Entre os usuários satisfeitos com atendimento disponibilizado pela equipe multiprofissional, está Elizeu Silva Corrêa, de 45 anos, que foi submetido a uma cirurgia ortopédica no HRPL. Ele destacou que a humanização no atendimento foi um dos diferenciais. "Os profissionais do hospital cuidam super bem de cada um de nós. Fui muito bem tratado e o atendimento foi excelente. Indicaria com certeza o HRPL para outras pessoas", diz o pedreiro.

O evento também abordou a importância da comunicação eficaz entre equipes e setores, reforçando a colaboração como pilar para a excelência no cuidado. Ainda foram discutidos diversos aspectos assistenciais, com destaque para a gestão integrada como ferramenta essencial para promover eficiência, segurança e qualidade no atendimento ao paciente.  

A diretora assistencial do Regional do Leste, Karla Negrão, explica que interação de processos é fundamental para a acreditação ONA, pois otimiza a gestão e a eficiência operacional dos hospitais. "A acreditação é um processo voluntário que visa a melhoria contínua da qualidade e segurança dos serviços de saúde. No workshop foram revisados todos os acordos de interação de processos para o alinhamento com o momento atual", pontuou a gestora.

Excelência - Em 2024, o Regional do Leste manteve sua certificação ONA II – Acreditado Pleno, concedida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), reafirmando seu compromisso com a qualidade e a segurança no atendimento à população.

Aprimoramento – O HRPL vem reforçando seu compromisso com a excelência ao investir em capacitação contínua da equipe multiprofissional. Foram mais de 31 mil horas de treinamentos realizados, voltados à qualificação técnica e humanizada dos serviços prestados. Esse investimento refletiu diretamente na experiência dos usuários, resultando em um índice de 97,83% de satisfação, evidenciando o impacto positivo na qualidade do atendimento oferecido pela unidade.

Também no último ano, o Hospital Regional recebeu novos equipamentos de raios X e tomografia, entregues pelo Governo do Pará neste mês de agosto, após aquisição pela Sespa. Os equipamentos proporcionam melhorias significativas para o Hospital e a população, devido ao aumento da capacidade diagnóstica e à elevação da qualidade dos serviços oferecidos, gerando resposta positiva e satisfação entre os usuários.

Serviço - O Hospital Regional Público do Leste, integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.

Texto: Pedro Amorim