Instituto Estadual Carlos Gomes realiza Semana da Voz
Com palestras sobre cuidados com a voz e mercado do canto lírico, Semana da Voz encerra nesta quarta-feira

No mês de abril comemora-se o dia mundial da voz, data lembrada especialmente pelos profissionais que trabalham na área de canto. Para trazer informações pertinentes sobre o tema, na área musical, a Fundação e o Instituto Estadual Carlos Gomes realizam a Semana da Voz, que segue até esta quarta-feira (16), na Sala Ettore Bosio.
No primeiro dia da programação da Semana da Voz, foi realizada a palestra "Como melhor produzir e melhorar a voz", ministrada pela especialista em voz e em fonoaudiologia do trabalho pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia Márcia Salomão. Na tarde de hoje, foi a vez dos alunos de canto lírico e público externo conhecerem as vivências musicais do técnico em música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) Tiago Costa. Na sequência, os alunos de canto lírico do IECG interpretaram obras de diversos compositores, em apresentações em solo e dueto, mostrando o trabalho que vem sendo desenvolvido neste primeiro semestre letivo.
Conforme a professora Madalena Aliverti, professora de canto lírico e organizadora da Semana da Voz. "Estes dias foram pensados para aqueles que estudam ou vivem da arte de cantar, oferecemos nas palestras informações relevantes sobre a parte física e também de performance da voz", explica a professora.

O evento é muito importante para aqueles que vivenciam a área do canto, por isso "Convidamos todos para virem ao encerramento e participarem de mais essa oportunidade para aprenderem com as vivências e informações disponibilizadas pelos palestrantes", convida Madalena.
No último dia da Semana da Voz, o público poderá participar da palestra "A Construção da Interpretação do Cantor Lírico", com a professora convidada Márcia Aliverti, doutora em Canto Lírico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). No momento da palestra, que irá acontecer no dia 16 de abril, às 18h, na Sala Ettore Bosio, serão abordados, dentro do tema geral, a importância do trabalho cênico e corporal para interpretar as obras dos compositores líricos. A entrada é gratuita.

A Semana da Voz é mais uma ação voltada para as habilitações ofertadas nos cursos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), que tem como mantenedora a Fundação Carlos Gomes (FCG). O superintendente da FCG, Gabriel Titan, reitera a importância de oferecer esses momentos artístico/pedagógico para cada curso. "Estamos sempre realizando eventos e encontros que apresentam as especificidades de cada instrumento ou habilitação que temos nos cursos, como no canto lírico, para que os nossos alunos e o público externo da escola possam desenvolver ainda mais o seu talento na área musical que escolheram cursar", explica o superintendente. "Essas são oportunidades para fomentar o ensino da música e fortalecer nosso mercado com a formação de novas gerações mais bem preparadas", conclui o gestor.