Altamira e Jucepa firmam acordo de cooperação técnica durante evento sobre registro mercantil
o evento reuniu representantes de diversos segmentos com o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios, promover a desburocratização dos processos de abertura de empresas no estado.

O município de Altamira foi palco, nesta terça-feira (15), do seminário “Descomplicando o Registro Mercantil”, promovido pela Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa). Realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira (ACIAPA), o evento reuniu representantes de diversos segmentos para fortalecer o ambiente de negócios, promover a desburocratização dos processos de abertura de empresas e capacitar servidores públicos para o uso do Sistema Integrador Pará, ferramenta vinculada à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Como parte da programação, foi formalizada a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Jucepa e a Prefeitura de Altamira, renovando a adesão do município ao sistema da Redesim. Isso permite ao empresário muito mais agilidade, integração e segurança nos procedimentos de registro e legalização de empresas.
Durante a cerimônia, o prefeito de Altamira, Dr. Loredan, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento local. “A assinatura deste termo é importante para o município de Altamira, pois nossa gestão pretende continuar avançando na modernização da gestão pública, criando condições mais favoráveis ao empreendedorismo e à geração de empregos. É um passo importante para tornar nosso município mais atrativo para novos negócios”, afirmou.

A secretária-geral da Jucepa, Karla Dias, ressaltou o compromisso do órgão com a interiorização da cultura da formalização empresarial. “Estamos percorrendo todo o estado para capacitar os municípios e integrar os sistemas envolvidos na legalização de empresas. Altamira é um polo estratégico, e esta parceria certamente trará avanços para a economia da região”, pontuou.

O secretário municipal de Administração e Finanças, Almir Uchôa Segundo, reforçou o impacto da ação na qualificação dos serviços públicos. “Essa cooperação fortalece nossos servidores e melhora o atendimento ao empreendedor, criando um ambiente mais eficiente e transparente para quem deseja investir em Altamira.”

O seminário integra um esforço do Governo do Estado e da Jucepa para sensibilizar os novos gestores municipais sobre a importância da integração entre os órgãos públicos na legalização de empresas, promovendo o alinhamento com os marcos legais e as boas práticas de licenciamento.