Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIRURGIA

Hospital da Mulher do Pará realiza primeira cirurgia de redução de mamas

Procedimento marca avanço no cuidado especializado à saúde feminina no estado

Por Helen Alves (HMPA)
15/04/2025 16h17

O Hospital da Mulher do Pará (HMPA) realizou na segunda-feira (14) a primeira cirurgia de mamoplastia redutora. O procedimento, além de reduzir o volume das mamas, melhora a qualidade de vida das pacientes e marca um passo importante na consolidação da unidade com serviços especializados em saúde da mulher.

Cirurgião plástico Milton Fernandes

O cirurgião plástico Milton Fernandes, explica a diferença que esse procedimento traz para a vida das pacientes, que sofrem com gigantomastia e outras condições. Conforme o médico, a condição compromete não só a sua saúde física como impactam o emocional. 

"A paciente geralmente chega para nós com queixas em decorrência das mamas muito volumosas, que leva ao peso excessivo sobre o tórax e algumas queixas de dermatite, de dor na coluna e onde fica a marca do sutiã, então, aqui no Hospital da Mulher, nós temos disponível esse serviço dedicado a fazer essa cirurgia que resgata a qualidade de vida dessas pacientes, pois muitas pacientes sofrem com esse tipo de condição", destaca o especialista.

Luciana Leão, 26 anos, sofria com dores constantes, além de impactos na autoestima e no bem-estar geral. Após avaliação multidisciplinar, ela foi considerada apta para a cirurgia, que ocorreu com sucesso.

"Era algo que me atrapalhava muito, ficava me limitada para fazer atividades físicas que eu gosto como corrida, musculação, crossfit e me incomodava até mesmo no meu trabalho. Agora passou esse filme na minha cabeça, porque eu estava tentando fazer essa cirurgia desde os meus 18 anos e fui um percurso muito longo até eu ser encaminhada para cá e conseguir fazer o procedimento, foi tudo muito rápido da consulta, exames do pré-operatório até a cirurgia e estou me sentido realizada", revelou.

A jovem relata que o sentimento é de gratidão e já apresenta sinais positivos de recuperação. "Está sendo muito tranquilo o meu pós-operatório, sem nenhuma reação, zero dor e até o próprio acolhimento da equipe aqui do hospital é ótimo, todos me atenderam bem, a meu ver, foi um atendimento muito humanizado e estou feliz não só por mim, outras mulheres terão essa oportunidade agora", declarou a paciente.

No Pará, o Hospital da Mulher é pioneiro na adoção de um modelo de atendimento exclusivamente feminino. Desde a data de entrega, a unidade tem se destacado por oferecer cuidados humanizados, equipes capacitadas e estrutura adaptada para garantir privacidade e conforto às pacientes. A instituição atende mais de 20 especialidades como ginecologia, mastologia, cardiologia, vascular, proctologia, medicina especializada em dor, promovendo uma abordagem integral à saúde da mulher.

Com essa conquista, o Hospital da Mulher reafirma seu papel como espaço de transformação na saúde pública paraense, elevando o padrão de cuidado e oferecendo às mulheres da região um atendimento mais sensível, especializado e inovador.

Serviço: Para ser atendida no Hospital da Mulher, a paciente deve inicialmente buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou outra unidade de saúde no município onde reside, ou na região mais próxima. Caso um especialista identifique a necessidade de um atendimento de maior complexidade, o pedido de encaminhamento é enviado para a Central de Regulação do estado (CER), que é via Sistema Estadual de Regulação (SER) e verifica a disponibilidade de vaga e direciona a paciente para o local adequado. O Hospital da Mulher do Pará está localizado na Av. Gentil Bittencourt, n° 2175. Bairro: São Brás