Hospital Octávio Lobo realiza Workshop que inspira ação e protagonismo
Evento reúne pacientes, acompanhantes e colaboradores em dia de palestras e troca de experiências

Nesta terça-feira (15), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) promoveu a 3ª edição do Workshop de Empreendedorismo: "Da Interação à Ação". A iniciativa, que faz parte do projeto "Canto do Empreendedor", reuniu colaboradores da unidade, pacientes e acompanhantes em um ciclo de palestras voltado à capacitação, à troca de experiências e ao incentivo ao protagonismo.
O evento interativo fortalece a feira realizada mensalmente para incentivar o comércio de produtos feitos por colaboradores, pacientes e responsáveis de crianças e adolescentes em tratamento na instituição de saúde. Para Elizabeth Cabeça, integrante do Escritório de Experiência do Paciente (EEP), iniciativas como essa ampliam o papel social do hospital ao promover autonomia entre as pessoas que convivem diariamente na instituição, para além do cuidado clínico e valorizando o potencial humano de cada indivíduo.

"A ideia do workshop é justamente ajudar aquela mãe, aquele paciente, que já tem a intenção de empreender, a dar o primeiro passo. É uma forma de incentivar todos a saírem da zona de conforto, ganharem mais nos seus projetos e transformarem ideias em realidade. Há seis meses, nossa diretora-geral percebeu o interesse dos nossos colaboradores em participar da nossa feira, então reformulamos o projeto para incluir esse público também", explicou.
As atividades contaram com a participação de palestrantes atuantes no cenário do empreendedorismo regional, como Marcos Lopes, Ricardo Polaro e Vivan Virgolino. As falas abordaram temas essenciais como tomada de decisão, geração de valor e estruturação de negócios. O objetivo foi incentivar os participantes a transformar inspirações em atitudes concretas no mercado.

Marcos Lopes, da Psytreinde, compartilhou com o público uma reflexão inspiradora sobre a importância de valorizar o óbvio nas decisões do dia a dia, seja na vida pessoal ou nos negócios. "O óbvio é transformador. Às vezes, estamos tão focados no complexo que esquecemos do simples. É o óbvio bem feito que transforma. E trazer esse olhar para os empreendimentos pode fazer toda a diferença", disse.
Já Ricardo Polaro, CEO do Grupo Polaro, destacou o papel da venda como base de qualquer empreendimento. "Vender é fácil, é um processo. É sobre se relacionar, não é sobre focar no dinheiro. E quanto mais pessoas entenderem isso, mais nossa região cresce, porque todo mundo pode ser empresário", afirmou. Polaro também destacou a importância de parcerias como essa com o hospital, que aproximam conhecimentos práticos do público que mais precisa.

Socorro Jastes, 65 anos, costureira há mais de duas décadas, foi uma das ouvintes mais atentas do evento. "Eu sempre prezei pelo básico, mas com qualidade. E ouvir que o óbvio pode ser transformador só reforça o que eu já acreditava. Gostei muito do conteúdo, principalmente sobre negociação e especificação dos produtos", contou. Socorro, que já participou de cooperativas no passado, hoje trabalha com a cunhada diretamente da casa dela e atende a uma clientela fiel, principalmente em datas comemorativas como o São João.
Juliana Fonseca, líder do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do Hoiol e fundadora da marca "Brownie da Ju", compartilhou a experiência com o Canto do Empreendedor. "O projeto e esse workshop ajudaram muito a entender nosso público, a nos posicionar melhor e valorizar o nosso produto. Começamos pequeno, mas com conhecimento conseguimos expandir nossos horizontes", relatou.