Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Arquivo Público do Estado celebra aniversário de 124 anos como guardião da história do Pará

Instituição centenária tem registros documentais de toda Amazônia Legal

Por Amanda Engelke (SECULT)
15/04/2025 10h54

Nesta quarta-feira (16), o Arquivo Público do Pará (Apep) completa 124 anos. Entre as mais importantes instituições arquivistas do país, com mais de 4 milhões de documentos, o Apep celebra mais um ano de atividades intensas. Atualmente sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), além das atividades técnicas, a instituição vem realizando uma série de exposições que retratam personagens e momentos importantes do estado. A programação de aniversário terá palestras e visita guiada. 

Com o propósito de ampliar e democratizar o acesso ao acervo do Arquivo, nos últimos anos foram realizados diversos trabalhos como oficinas e palestras para atrair novos públicos. Entre essas ações, o projeto Conectando Arquivos chegou em vários municípios do interior do Estado e será tema de uma das palestras. 

Às 9h, desta quarta-feira, a mestranda em Ciência da Informação, Stefanie Gama de Nazaré, irá ministrar a palestra “Difusão em arquivos e mediação da informação no Arquivo Público do Estado do Pará: Um estudo sobre o projeto ‘Conectando Arquivos’". Em seguida, às 10h, a palestra “Arquivos da ditadura militar na Amazônia (1964 - 1985): memória e repressão no Pará” será conduzida pelo doutorando em Ciência da Informação, Jairo Jacques dos Passos Júnior. 

Na quinta-feira (17), o Apep recebe um grupo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Belém para uma visita guiada. “A ideia é eles conhecerem o espaço, no sentido de se apropriarem, porque o arquivo é público, a documentação é pública, precisamos ampliar o nosso alcance. Além dos pesquisadores, a gente também está de olho em outros potenciais públicos. E daí a importância dessa parceria [com o Caps], de trazer um grupo que não é o público principal, mas que também pode se interessar”, conta o diretor do Arquivo Público, Leonardo Torii.

A proposta da visita guiada é de uma experiência imersiva, ou seja, aprofundada, com várias atividades que proporcionem o entendimento da importância do documento histórico, e dos serviços técnicos promovidos pelo Apep. 

Memória - O Arquivo Público do Pará tem um rico acervo com registros de diversos momentos históricos de toda a Amazônia Legal. Os documentos cobrem diversos períodos históricos, do colonial até o século XXI, incluindo eventos importantes como a Adesão do Pará ao Império do Brasil, a Cabanagem e a Belle Époque.