Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESFILE

Polícia Militar do Pará prepara desfile em homenagem a Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil

A data é considerada uma das mais simbólicas no calendário militar, por homenagear a figura de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, e reforçar os valores de coragem, lealdade e compromisso com a pátria

Por Tarcya Amorim (PMPA)
14/04/2025 18h10

Em preparação para o tradicional desfile cívico-militar em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes — patrono das Polícias Militares do Brasil —, a Polícia Militar do Pará (PMPA) realizou, nesta segunda-feira (14), uma reunião de alinhamento junto aos militares que irão participar do evento. O desfile está marcado para o dia 22 de abril, em Belém. 

No encontro foram discutidos aspectos logísticos, operacionais e cerimoniais da programação, incluindo horários, deslocamentos, posicionamento dos pelotões e participação de autoridades.

O encontro foi conduzido pelo coronel Ariel Sampaio, chefe do Estado-Maior da PMPA, que destacou a importância do momento. “O evento é de grande importância para a Polícia Militar. Por isso, exige um planejamento cuidadoso e detalhado, tanto do desfile quanto do policiamento que será realizado, considerando a necessidade de garantir a segurança de toda a área pública envolvida”. 

O coronel ressaltou o papel da população no evento. “Aproveito para convidar toda a população a prestigiar o desfile. Será uma oportunidade de ver de perto a organização da Polícia Militar, os diversos pelotões em formação e celebrar conosco essa data tão simbólica. Nosso comandante-geral, juntamente com o governador do Estado, estende esse convite a todos. A presença do público é fundamental para abrilhantar esse momento tão especial para a nossa corporação”, finalizou.

Como parte da programação, o evento terá a cerimônia de entrega de medalhas e congratulações aos promovidos, e a tradicional entrega da Medalha Tiradentes, honraria concedida a policiais militares e autoridades civis que se destacam por seus serviços prestados à sociedade.

“As comemorações envolvem não apenas o desfile da tropa, mas também a entrega da Medalha Tiradentes, concedida a autoridades civis e militares que se destacam. No caso dos policiais militares, há critérios específicos para receber a medalha, como tempo de serviço e comportamento exemplar. É um momento de reconhecimento e valorização daqueles que contribuem com dedicação para a segurança pública”, explicou a major Patrícia Gonçalves, responsável pelo cerimonial do evento.

O desfile contará com a presença de diversos grupamentos da Polícia Militar, incluindo o Batalhão de Choque, a Cavalaria, o Grupamento Canil, a Banda da PMPA, pelotões de alunos do curso de formação, estudantes de escolas públicas, entre outros.

Entre os participantes estará o segundo-tenente Souza Franco, que vai participar do desfile pela quarta vez. “É sempre um momento de muito orgulho e emoção. Desfilar em homenagem a Tiradentes é reafirmar o nosso papel como defensores da ordem e da paz social”, declarou.

Programação – O desfile ocorrerá no dia 22 de abril, a partir das 9h, na avenida Alcindo Cacela, entre a rua São Miguel e a rua dos Caripunas, no bairro da Cremação. O evento é aberto ao público e deve contar com a presença de familiares dos policiais, estudantes e moradores da capital.