Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Pronto-Socorro estadual registra 11 mil atendimentos de urgência somente em março

Em 10 meses, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, na Augusto Montenegro, já fez 416.221 atendimentos, com 4.142 internações e 2.087 cirurgias

Por Ascom (Governo do Pará)
13/04/2025 10h46

A ampliação e modernização da rede hospitalar estadual, com a entrega do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), na avenida Augusto Montenegro, em Belém, foi responsável por 11.367 atendimentos de urgência e emergência, em março, mês em que o hospital Pronto-Socorro chegou a assistir 432 em um único dia, em seus dois Prontos Atendimentos. Um recorde significativo na assistência à saúde de 273 pacientes adultos e 159 pediátricos.

Paulo Sérgio Conceição Júnior, 42 anos, foi um dos pacientes atendidos em março na emergência do Pronto Atendimento Adulto do hospital Pronto-Socorro. Morador do Tapanã, bairro vizinho ao PS, o paciente deu entrada no hospital com sintomas de AVCI com ictus, uma emergência neurológica caracterizada pela interrupção do fluxo sanguíneo cerebral, devido à obstrução de uma artéria, que causa o déficit neurológico súbito. 

A esposa de Paulo Sérgio, Elisangela Ribeiro, conta que o marido estava no trabalho quando os sintomas iniciaram. Ele foi admitido na emergência do PSRM, logo no início dos sintomas. "Nem quero imaginar o que poderia ter acontecido com o meu esposo, sem a assistência do Pronto-Socorro. Temos certeza que a agilidade do atendimento, aliada à qualidade dos serviços e equipe médica capacitada, foram fatores primordiais para salvar a sua vida. Somos muito gratos ao PSRM, Pronto-Socorro da nossa região", reconhece Elisangela.

Abertura de serviços 

Entre os mais de 11 mil pacientes atendidos em regime de urgência ou emergência, apenas 6% precisaram ficar internados, o que demonstra a alta resolutividade às demandas de saúde da população, que procura os serviços especializados no Pronto-Socorro, referência para Belém, região metropolitana e 144 municípios paraenses. 

O diretor Técnico do PSRM, especialista em medicina Interna, Fábio Sampaio, destaca que março foi um mês importante para o PSRM, já que, além dos maiores números de atendimentos em 10 meses de funcionamento, a população passou a contar com novos serviços e melhorias assistenciais no atendimento público de urgência e emergência em Belém e região metropolitana, disponíveis somente no hospital Pronto-Socorro.

"Em março, ampliamos o acesso da população a novos procedimentos cirúrgicos, com abertura dos serviços de Neurocirurgia e Cirurgia Bucomaxilofacial. Inclusive, os especialistas bucomaxilofaciais atendem também pacientes pediátricos; entre os Prontos-Socorros de Belém e região metropolitana", informou o diretor técnico.

Ele complementou: "o PSRM é o único hospital a atender as demandas cirúrgicas da especialidade à essa população. Juntamente com as novas especialidades cirúrgicas, a Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica e Cirurgia Vascular, realizaram 525 atendimentos cirúrgicos — um aumento de quase 60% em relação ao mês anterior. Ressalto também como melhoria assistencial implementada em março, o acesso da população ao medicamento alteplase, trombolítico de altíssimo valor e eficácia, utilizado no tratamento de Acidente Vascular Isquêmico (AVCI) com ictus (tempo de instalação dos sintomas), disponibilizado somente no PSRM, entre os hospitais da rede pública de urgência e emergência de Belém e Região Metropolitana".

Números de atendimentos em 10 meses de funcionamento 

De maio de 2024 a março deste ano, o Pronto-Socorro estadual realizou 416.221 atendimentos gerais, com destaque para os 72.393 classificações de risco (triagem dos atendimentos), 4.142 internações, 2.087 cirurgias, entre outros serviços importantes no suporte ao atendimento de urgência e emergência, como os exames diagnósticos laboratoriais e de imagem, que nesse período, foram ofertados mais de 265 mil exames à população usuária dos serviços.

Para o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius, "o recorde de atendimento de urgência e emergência, realizados em março, com expressivo aumento, em relação ao mês anterior, além dos números gerais em apenas 10 meses de atendimento, demonstra a confiança da população com os serviços ofertados na nossa unidade de saúde. Por isso, reforçamos o compromisso da nossa equipe multiprofissional em prestar um atendimento humanizado, ágil e eficiente. O PSRM tem contribuído na assistência à saúde, ampliando os serviços prestados na Região Metropolitana de Belém, implementado melhorias, que tem refletido na qualidade e segurança dos serviços ofertados à população paraense. Temos certeza que vamos avançar mais ainda na qualidade e assistência, contribuindo cada vez mais com a saúde pública no estado", assegura o diretor.

O PS tem 128 mil metros quadrados de área construída, e conta com 119 leitos, entre Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, Unidades de Internação e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI's). O hospital também tem 6 salas para a realização de cirurgias de média e alta complexidade, incluindo as minimamente invasivas, como as videolaparoscópicas, que garantem menor tempo de internação, menor exposição às infecções e recuperação em menor tempo.  

Serviço:

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo fica na avenida Augusto Montenegro, em Belém. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona em regime de plantão 24 horas. O PS estadual é referência em atendimentos de urgência e emergência, com especialidades como cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.

Texto de Joelza Silva / Ascom PSRM