Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADES

Estado qualifica 2.200 pessoas para inserção no mercado formal em Abaetetuba

Ação promoveu encaminhamentos para vagas de emprego, emissão de documentos e ações nas áreas de assistência social e segurança alimentar

Por Luana Taveira (SEASTER)
13/04/2025 08h34

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), realizou 2.200 atendimentos durante cinco dias de ação no município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins. A iniciativa levou à população diversos serviços, como encaminhamentos para vagas de emprego, emissão de documentos, qualificações nas áreas de assistência social e segurança alimentar, entre outros.

O número expressivo de atendimentos reflete a adesão da população, com destaque para os serviços que registraram maior procura ao longo da programação. Por exemplo, cerca de 444 atendimentos foram feitos no cadastro e atualização para intermediação de mão de obra, com 229 encaminhamentos para entrevistas de emprego junto a empresas parceiras.

O programa Primeiro Ofício, voltado ao ingresso no mercado de trabalho, de jovens entre 14 e 24 anos em situação de vulnerabilidade, também ganhou adesão e alcançou cerca de 135 cadastros.

“Nosso compromisso é criar pontes entre quem busca uma vaga e quem está contratando, mas também preparar essa juventude para ocupar esses espaços com segurança e perspectiva de crescimento”, disse o secretário adjunto de Emprego e Renda da Seaster, Miriquinho Batista.

“Eu me cadastrei no programa e estou torcendo para ser chamada. Vai ser a minha primeira experiência, estou muito esperançosa com essa oportunidade”, contou Larissa Oliveira, que integrou o público atendido pelo Primeiro Ofício.

Em paralelo, dentro da programação, foi realizada mais uma edição do Feirão de Empregos, evento que tem se consolidado como uma das estratégias de maior impacto na geração de oportunidades para os trabalhadores de Abaetetuba. A edição do Feirão reuniu empresas locais que realizaram entrevistas diretamente com os candidatos, tornando mais ágil o processo de contratação. Foram mais de 860 pessoas atendidas. 

Qualificação profissional

Para a qualificação profissional, a ação também incluiu capacitações, com destaque para a formação voltada aos técnicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com 158 gestores capacitados, as formações incluíram temas voltados ao fortalecimento de programas como o Criança Feliz, que promove visitas domiciliares às famílias com gestantes e crianças de até seis anos, com foco no desenvolvimento infantil e na construção de vínculos familiares.

“O fortalecimento da política de assistência começa pela valorização de quem atua diretamente com as famílias. As capacitações que estamos promovendo trazem esse retorno imediato aos municípios”, destacou o secretário adjunto de Assistência Social, da Seaster, Valdo Filho.

Na área de segurança alimentar, cerca de 83 manipuladores de alimentos foram certificados em boas práticas de manipulação, além de 57 atendimentos a famílias do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Documentos pessoais

A ação também foi marcada pela emissão de 382 Registros Gerais (RG’s) e 284 certidões de nascimento.

“Essa presença do Estado aqui representa um compromisso com os municípios e com a população. São serviços essenciais, que nem sempre estão acessíveis, e que chegam aqui com qualidade e respeito à nossa gente”, afirmou a prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho.

Houve ainda a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), e de uma prensa para recicláveis à Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Abaetetuba, (Coocamara), fortalecendo o trabalho de quem vive da coleta seletiva, contribuindo para a geração de renda sustentável no município.

“Essa é a nossa missão enquanto gestão estadual, articular políticas públicas que cheguem a todos, com eficiência e escuta. Cada ação como esta, reforça a importância do Estado presente, atento às diferentes realidades e comprometido com o fortalecimento da cidadania”, ressaltou Inocêncio Gasparim, titular da Seaster.

Em breve, a ação será realizada na região de Integração Marajó.

Texto com informações de Yuri Granha