Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ação cultural do CIIR leva bem-estar e diversão para idosos acolhidos em abrigo estadual

Projeto “Vô com Arte” promove tarde de alegria e resgate de memórias afetivas no abrigo Nosso Lar Socorro Gabriel em Belém

Por Ascom (Governo do Pará)
12/04/2025 20h50

Com música, dança e muita animação, profissionais do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), por meio do setor de Arte e Cultura, proporcionaram uma tarde especial aos idosos do abrigo estadual Nosso Lar Socorro Gabriel, localizado no bairro Maracangalha, em Belém. A ação integrou a programação do projeto “Vô com Arte”, que realiza, mensalmente, atividades de humanização voltadas ao bem-estar de pessoas em situação de acolhimento. A atividade foi realizada na sexta-feira, 11.

Um dos destaques da programação foi o Bingo Dançante, que sorteou brindes como lingerie, hidratantes, sabonetes, roupas, bijuterias, bolsas e toalhas — todos doados por empreendedores que participaram da 4ª edição da Feira de Empreendedores do CIIR, realizada de 8 a 10 de abril.

Entre uma rodada e outra, os idosos aproveitaram para dançar ao som das músicas selecionadas pelo professor de Música do CIIR, Marcos Mendonça. A tarde contou ainda com dinâmicas e momentos de interação com os profissionais da unidade.

A professora de Artes e Dança do CIIR, Hellen Sousa, destacou a importância da iniciativa:
“Nesta edição do ‘Vô com Arte’, conseguimos arrecadar diversos brindes com os colaboradores da Feira de Empreendedores. A ideia do Bingo Dançante foi unir música e diversão. A dança tem um papel essencial na inclusão e no resgate da memória afetiva dos idosos. Muitos se emocionam, relembram a juventude e se sentem acolhidos. É muito gratificante proporcionar esses momentos”, afirmou.

Alegria compartilhada – Assistido pelo abrigo há quase sete meses, seu Manuel de Sousa, 67 anos, participou pela primeira vez da atividade e comemorou com entusiasmo ao ser um dos sorteados: Está bem animado aqui. Essas ações de acolhimento são importantes pra gente, porque trazem alegria. Espero que aconteçam mais vezes, pra eu participar de novo e, quem sabe, ganhar mais uma vez”, contou, sorridente.

Parceria fortalecida – A assistente social do abrigo, Erlen Alves, reforçou a relevância da parceria entre o CIIR e a unidade: “Essa interação com a comunidade é um direito dos idosos e contribui muito para a saúde mental, o bem-estar e a qualidade de vida deles. Além disso, permite que mais pessoas conheçam o trabalho realizado aqui. A arte, a música e o afeto transformam a rotina deles e promovem inclusão e dignidade”, ressaltou.

A ação reforça o compromisso do CIIR com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), gestora do abrigo, na promoção de atividades que garantam um envelhecimento ativo, saudável e respeitoso. As ações de humanização do projeto “Vô com Arte” ocorrem sempre na segunda sexta-feira de cada mês, levando bem-estar e alegria aos idosos acolhidos.

Referência – CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço:

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.

Texto de Tarcísio Barbosa / Ascom CIIR