Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO E ORDENAMENTO

Setur e Ministério do Turismo fiscalizam e fazem workshops do Cadastur em Santarém

Foram visitados 67 empreendimentos turísticos na cidade santarena

Por Sâmia Maffra (SETUR)
12/04/2025 14h40

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou uma extensa agenda de fiscalização aos prestadores dos serviços turísticos e workshops do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), entre os dias 7 e 11 de abril, em Santarém, no Baixo Tapajós.

Foram visitados cerca de 67 empreendimentos turísticos de Santarém, incluindo os de Alter do Chão. As fiscalizações são feitas pela equipe da Setur e por técnicos do Ministério do Turismo (MTUR).

Durante as visitas são feitas as orientações necessárias para que os empreendimentos sejam cadastrados no sistema do Cadastur e regularizados na Receita Federal, com o ordenamento necessário para o planejamento de políticas públicas. Também foi falado sobre as oportunidades que a COP 30 traz para a região, e o quanto o setor produtivo precisa ter tudo regularizado no empreendimento. Os empreendedores visitados não estavam no cadastro nacional e assinaram um termo para regularização no prazo de até 30 dias.

Na terça-feira (8), foi realizado o workshop do Cadastur em Santarém, no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), reunindo 40 pessoas. O evento contou com palestras de instituições financeiras parceiras, como o Banpará, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia (Basa) e Cresol. As instituições falaram sobre as linhas de crédito disponíveis para o turismo.

Entre os palestrantes, também estavam representantes do Sebrae que abordaram sobre a importância do empreendedor se formalizar para receber as vantagens e oportunidades. E o Senac debateu sobre o Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre Ministério do Turismo, Setur, Sesc e Senac para a realização de cursos no município. 

“Santarém vem trabalhando políticas públicas nos últimos anos para organizar o trade turístico, incentivando a regularização e a inserção dos prestadores de serviços da cadeia produtiva do turismo. A Setur tem atuação no município com visitas técnicas de sensibilização aos prestadores dos Serviços Turísticos, capacitações sobre qualidade nos serviços, tornando o município cada vez mais competitivo e proporcionando um turismo de excelência”, sinalizou Margarete Carvalho, coordenadora regional do Cadastur e gerente de Qualificação de Serviços Turísticos da Setur.

As representantes do Mtur foram Tânia Penha e Marilene Pires, da coordenação de formalização e fiscalização dos Prestadores dos Serviços Turísticos. Na palestra, as técnicas abordaram sobre as vantagens do Cadastur, a importância e abrangência do cadastro e como o cadastro serve de consulta confiável para turistas. O evento também reuniu autoridades municipais e guias de turismo do IFPA. 

“Estamos felizes em observar o aumento de turistas tanto em Santarém como em Alter do Chão, estamos vivendo um momento muito propício e a prefeitura está de portas abertas para somar com o desenvolvimento sustentável e o crescimento de grandes oportunidades que todos vamos viver”, afirmou o vice-prefeito de Santarém, Carlos Eduardo Martins.

Em Alter do Chão, a capacitação foi realizada no dia 10, no restaurante Casa do Saulo, reunindo 78 participantes. O evento também contou com palestras do Mtur e de instituições financeiras parceiras, como o Banpará, Caixa Econômica Federal ,Basa e Cresol. As instituições falaram sobre as linhas de crédito disponíveis para o turismo.